Pescadores irregulares tem material de pesca apreendido no Litoral Norte
Devido aumento de turistas durante o final de semana no Litoral Norte, o Comando Ambiental da Brigada Militar realizou varredura nas praias com o objetivo de conscientizar os veranistas, coibir a pesca predatória e o uso irregular de petrechos para tal atividade.
Durante a fiscalização a guarnição motorizada visualizou indivíduos praticando pesca, e ao abordá-los constatou-se que pescavam de forma irregular, sem possuir carteira de pesca profissional, na orla marítima de Tramandaí e Cidreira, utilizando-se de uma rede de malha 40 mm, com 20 m de cumprimento, uma tarrafa de 20 mm, incorrendo em crime tipificado na lei dos Crimes Ambientais.
Os policiais militares agiram com brevidade, recolhendo os materiais da água e impedindo captura dos peixes.
Foi procedida a apreensão de todos os instrumentos utilizados na prática ilegal de pesca, orientados os pecadores referente a legislação e confeccionado documentação operacional e posterior liberados.
O Comando Ambiental salienta que a Instrução Normativa nº 17, do IBAMA de outubro de 2004, estabelece critérios técnicos e padrões de uso para a atividade de pesca na bacia hidrográfica do rio Tramandaí e no estado do Rio Grande do Sul.
O Comando Ambiental orienta a população que denuncie casos de caça, maus tratos de animais e pesca ilegal, assim como quaisquer outros crimes ambientais que afetem o nosso meio ambiente. O contato para denunciar pode ser feito através do telefone 190 em qualquer município do Estado.