Andrade vistoria Rota do Sol antes da interrupção de tráfego na rodovia
A conclusão da obra do viaduto da Cascata, na Rota do Sol (RS-486), terá como conseqüência a interdição total da rodovia no período de 9 de julho a 10 de agosto. A interrupção do tráfego foi anunciada, nesta quinta-feira (21), pelo secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, ao inspecionar a construção, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Gilberto Cunha. “A preocupação é com a segurança de usuários e trabalhadores, por isso o Governo do Estado pede um esforço final da comunidade e assim a pista esteja concluída até o final deste ano”, justificou o secretário.
Durante o período de interrupção do trânsito, um guindaste com capacidade para 330 toneladas e outro equipamento para 550 toneladas ocuparão a estrada para montagem da superestrutura de 72 vigas de concreto. As peças medem 29 metros de comprimento e pesam 30 toneladas e também foram vistoriadas por Andrade, na área onde estão estocadas, próximo ao arroio Corneta, a 2,5 quilômetros da obra.
O deslocamento dos pré-moldados até o local da construção e o lançamento sobre pilares pode levar até três dias. “O período inicialmente previsto para interdição da Rota do Sol era três meses, mas houve reavaliação técnica e será possível acelerar e terminar o trabalho de engenharia em apenas um mês”, avaliou o secretário.
O viaduto da Cascata é o maior dos sete desenvolvidos para a RS-486, com 340 metros de extensão e substitui um túnel, previsto no projeto original. A obra de arte preserva o ambiente, além de gerar economia de US$ 10 milhões para o Estado.