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Co-piloto assumiu comando do 3054, aponta caixa-preta

A análise dos dados monitorados pelas caixas-pretas do Airbus A320 da TAM, que explodiu em 17 de julho, matando 199 pessoas, aponta que 15 segundos antes da colisão houve troca de comando na aeronave. De acordo com os parâmetros degravados, o co-piloto do jato, Henrique Stephanini di Sacco, assumiu as operações no lugar do comandante Kleyber Lima e realizou manobras na tentativa de evitar a colisão com o prédio da TAM Express, depois de o avião varar a pista principal do Aeroporto de Congonhas.

Duas fontes ligadas à investigação da Aeronáutica confirmaram a informação. Na opinião de uma delas, o fato de o co-piloto ter assumido o comando mostra uma última reação, “de desespero”. Isso porque a caixa-preta de voz não registrou o aviso sonoro de “priority”, mecanismo acionado por um dos tripulantes para trocar o comando da aeronave.

“Os gráficos mostram apenas que o piloto deixa de agir e o co-piloto começa a atuar nos controles direcionais”, diz um engenheiro ligado à investigação. O confronto de diferentes gráficos do gravador de dados do avião, segundo essa fonte, afasta a possibilidade de panes hidráulicas nos spoilers (freios aerodinâmicos) do jato, uma vez que eles “responderam” aos movimentos dos controles direcionais (joysticks). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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