Confirmados os dois primeiros casos autóctones de zika vírus no Rio Grande do Sul

Anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo na reunião semanal do Comitê de Enfrentamento ao Aedes aeqypti – Foto: Mírian Barradas A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou, nesta sexta-feira…
MD_20160318153847essa__1_
Anúncio foi feito pelo secretário João Gabbardo na reunião semanal do Comitê de Enfrentamento ao Aedes aeqypti – Foto: Mírian Barradas

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou, nesta sexta-feira (18), a confirmação dos dois primeiros casos de zika vírus contraídos no Rio Grande do Sul, sendo um em Frederico Westphalen e o outro em Santa Maria. Também foram confirmados três novos casos importados, ou seja, quando a doença é adquirida fora do estado. O anúncio foi feito na reunião semanal do Comitê de Enfrentamento ao Aedes aeqypti.

De acordo com o secretário João Gabbardo dos Reis, o caso de Frederico Westphalen é de uma gestante, que passará a ter um pré-natal diferenciado, e com um maior número de exames. Se for constatada alguma alteração no sistema nervoso central do bebê, a gestante será incluída no protocolo para gestação de alto risco.

O outro caso é de uma jovem de 18 anos, do município de Santa Maria. A investigação identificou que ela visitou um familiar, em Santo Ângelo, que havia contraído a doença no estado do Mato Grosso.

Os três casos importados foram registrados em Porto Alegre, Santo Ângelo e Teutônia. Com os novos registros, passam a seis o número de casos confirmados de zika no Rio Grande do Sul (dois autóctones e quatro importados). Até agora, foram notificados 191 casos da doença.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas