Lula promete 'zerar' número de municípios sem biblioteca
“Queria aproveitar a ocasião, para antecipar uma das medidas que vou anunciar no dia 4 de outubro e faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura, que é zerar o número de municípios sem bibliotecas no Brasil e não estamos longe disso. Em 2003, eram 1.173 municípios sem biblioteca. Hoje, são 613. Em 2008, queremos que haja uma biblioteca em cada cidade brasileira”, disse Lula.
Empolgado com a popularidade da Olimpíada de Matemática, que neste ano teve 17,3 milhões de alunos de escolas das redes pública e privada inscritos, Lula também anunciou para o ano que vem a realização da primeira Olimpíada de Português no país.
“Tenho certeza que ela vai despertar mais paixão que a matemática. E quem sabe, no futuro breve, vamos poder colher os frutos disso e fazer com que o povo possa ter um pouco mais de acesso aos livros. A gente tirou os tributos da produção de livros em 2004, mas infelizmente isso não fez o preço do livro cair. Mas vamos aprimorar a lei”, disse o presidente, lamentando que a lei sancionada em 2003 – que isenta a produção de livros de tributos – não tenha reduzido o preço dos livros para o consumidor.
Em seu discurso, o presidente enumerou as ações de seu governo na área de educação e de incentivo à leitura. E, ao final, ressaltou que o governo tem se esforçado para recuperar o prestígio do Nordeste e igualá-lo, através de políticas públicas, ao Sul e Sudeste do país.