Nova vertente na Lagoa do Violão beneficia peixes em Torres
Um novo fenômeno positivo está ocorrendo na Lagoa do Violão. Desde junho deste ano, os peixes da Lagoa estão se concentrando em sua porção norte devido a uma nova fonte de água, proveniente do rebaixamento do lençol subsuperficial de empreendimentos das proximidades. Após decantação, onde os sedimentos são retidos em caixas de sedimentação, essas águas são encaminhadas, através de tubulação, diretamente para a Lagoa. Esta “nova” vertente traz água mais limpa e quente para a Lagoa.
Por apresentar temperatura mais elevada e maior quantidade de oxigênio do que a água presente na lagoa, esse ponto torna-se um local mais agradável para os peixes. A quantidade de oxigênio da Lagoa do Violão é diminuída naturalmente devido à taxa de decomposição de matéria orgânica, perda para a atmosfera, respiração dos organismos vivos e alguns outros processos químicos.
Portanto, a atual situação não é prejudicial à vida dos animais presentes na Lagoa do Violão, mas apenas um comportamento natural. A explicação é dos integrantes da Diretoria de Licencvamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Os animais encontrados mortos na borda da Lagoa são provenientes da pesca irregular, com descarte dos peixes menores. A Diretoria lembra que a população não deve retirar os aguapés, jogar alimentos industrializados para os animais e que a pesca e caça no local são PROIBIDAS, conforme Lei Complementar 30/2010.