A Mãe e as mães - Por Dom Jaime - Litoralmania ®
Colunistas

A Mãe e as mães – Por Dom Jaime

A Mãe e as mães - Por Dom Jaime
Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

Maio, mês em que nós católicos, dedicamos a veneração a Maria, mãe de Jesus e nossa. No segundo Domingo o dedicamos às mães, essas criaturas a quem devemos nossa eterna gratidão por nos terem querido, amado, gestado, dado a luz, cuidado e educado na fé.

Por mais que façamos, nunca conseguiremos retribuir a tanto bem que nossas mães fizeram por nós, o carinho e amor que sempre nos deram e continuam dando. Mais que coisas que o mercado nos querer fazer comprar é a nossa presença que elas desejam e apreciam.

Essa relação bonita que mantemos com nossa mãe terrena, somos chamados a cultivar com nossa Mãe do Céu. Ela nos foi dada por Jesus quando no momento mais trágico de sua vida vendo-a aos pés da cruz disse: “Mãe, eis aí o teu filho” e depois disse a João: “eis aí a tua mãe”. Por isso, para nós cristãos é tão natural invocá-la que não conseguimos imaginar-nos sem essa devoção.

Nos 10 dias passados em Aparecida, por ocasião da Assembleia da CNBB, fiquei impressionado em ver a quantidade de peregrinos de todo Brasil que acorrem a este Santuário.

Nossa diocese, em sintonia com sua vocação natural e beleza ecologia privilegiada, possui dois pequenos santuários diocesanos: Nossa Senhora das Lagrimas no Caraá, cuja romaria acontece no último domingo de fevereiro e Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara, que tem sua romaria no último domingo de maio.

 O Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, conhecido também como Santuário da Gruta, devido a imagem estar dentro de uma gruta encravada na rocha, por sinal muito semelhante a gruta onde a Virgem apareceu a Bernardete na França. É um lugar encantador que vale a pena freqüentar como peregrinos e devotos de Maria.

Que Maria mãe de Jesus e nossa, nesse mês a ela dedicado, interceda por todas as mães da nossa diocese e suas famílias com as mais copiosas bênçãos.

Se maio é o mês de Maria, junho é o mesmo do Sagrado Coração de Jesus. Abramos nosso coração ao amor de Jesus e Maria, aprendendo deles a amar com sua mesma paixão nossos irmãos e irmãs.

Santa Maria, Mãe das mães, a ti confiamos o cuidado e a proteção de nossas mães.

A todas as mães, nossa gratidão, votos de um dia muito feliz, alegria e paz junto com os seus mais íntimos.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

domjaimep@terra.com.br

 

Comentários

Comentários