Abertura da temporada Verão numa Boa 2013/14 ocorrerá neste sábado
“Através do programa Verão Numa Boa, o Governo do Estado entregará um portfólio de serviços e atrações que farão a diferença no veraneio dos gaúchos e gaúchas, e dos turistas que para cá afluem. A cada ano temos tido o sucesso em ampliar ações marcantes em inclusão, lazer, segurança, saúde e cultura, além da promoção de nossas belezas. Certamente teremos uma temporada inesquecível”, diz o coordenador do programa, Rodrigo Oliveira.
As Casas de Governo além dos serviços do Tudo Fácil e Instituto Geral de Perícias (IGP) contarão com feiras de artesanato, Sine Móvel e a confecção de carteiras de trabalho. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e as secretarias de Estado das Mulheres, Meio Ambiente, Fazenda, Justiça e Direitos Humanos, Desenvolvimento Rural, Agricultura e Pesca, Infraestrutura e Trabalho, também realizarão trabalhos transversais junto a Secretaria de Turismo para divulgação de roteiros, programas e ações intensivas do Governo durante o período de verão.
Saúde e Educação
A Defesa Civil dobrou o número de praias. Ao todo 16 irão receber o projeto Defesa Civil na Comunidade. Crianças, jovens e adultos durante duas semanas realizam atividades educativas e lúdicas de preservação e consciência ao meio ambiente, e principalmente como agir em caso de algum evento adverso.
Na área da saúde, o IPE irá distribuir material de Guia Médico, que também estará disponível no site do programa; além disso, será ampliada a linha AVC Leitos no Litoral, atendimento pré-hospitalar e avançado, e entre o Litoral Norte e Sul, mais oito ambulâncias estarão realizando atendimento nas principais estradas do Estado.
No site do Verão numa Boa estará disponível o endereço das Escolas Abertas, que realizam durante o período de veraneio atividades esportivas e educativas em diversas regiões do Estado. A Companhia Riograndense de Artes Gráficas (Corag) também deve estar presente nas praias a partir de um espaço de leitura disponibilizado junto aos telecentros.
Serviços de Inclusão
Durante quatro meses os serviços do Estado na praia serão ampliados. Além das cadeiras de rodas anfíbias e bicicletas para deficientes visuais, este ano a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) irá proporcionar também as pessoas cegas ou com pouca visão a possibilidade de praticar surf.
O número de telecentros também será ampliado, para esta temporada 20 praias contam com o serviço de Inclusão Digital oferecido pela Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs) e Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador. Além da ampliação dos Telecentros, centros de descarte de materiais tecnológicos também estarão espalhados pelas praias gaúchas.
Site do programa e nova marca
O site www.veraonumaboa.rs.gov.br continua concentrando todas as informações de Governo, como o relatório de balneabilidade das praias. A TVE estará presente na praia com noticiários e programas de entretenimento ao vivo direto do estúdio de Capão da Canoa. O novo selo apresenta cada ação do Governo na promoção da qualidade de vida no verão. O selo também revela diferentes símbolos que contemplam todo o universo do verão e o trabalho do Estado para proporcionar o bem-estar a todos.