Academia dos escritores do Litoral Norte
Congrega escritores dos municípios de: Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Capivari do Sul e Santo Antonio da Patrulha. Atualmente agrega vinte e dois escritores de: romances,contos,crônicas,poesias,minicontos, haicais , poetrix. e historiadores.
Nasceu da necessidade que os escritores sentiram de se agruparem e se reunirem para discutirem seus problemas literários e descobrir meios de resolvê-los. No começo foi um departamento da Associação dos Estudos Culturais (AEC). Depois os escritores resolveram que a Academia deveria se tornar independente. Nem todos os escritores da região pertencem à Academia.
Há uma diretoria composta por :presidente,vice,secretário ,vice, um tesoureiro,vice e um responsável pela comunicação e marting com um mandato de dois anos. A primeira diretoria teve como Presidente o historiador Jerri Almeida, a segunda o historiador Rodrigo Trespach, o terceiro o poeta Delalves Costa, o quarto o poeta Mario Feijó. Este ano foi eleito novamente o historiador Rodrigo Trespach também responsável pela comunicação desde o início.
A Academia participa de todas as Feiras de Livro dos municípios do Litoral Norte com banca própria, onde expõe e vende os livros dos escritores do Litoral Norte.
A Academia se fez conhecida e respeitada na região e também fora do Estado. Em cada ano lança uma Antologia, sendo que em 2011 lançou a III Antologia. Ela também se fez presente nas Feiras do livro de Porto Alegre.
Em cada Feira do livro do Litoral Norte há lançamento das Antologias com sessão de autógrafos e Encontros dos Escritores.
Sua influência tem sido muito grande nas escolas municipais da região, onde os professores trabalham com os textos dos escritores e os mesmos são chamados para darem palestras, conversarem com os alunos e ministrarem oficinas.
As Feiras dos livros nos municípios em sua maioria contam com o apoio dos órgãos governamentais.
A Academia dos escritores do Litoral Norte é uma instituição que difunde a literatura e cultura.
Entre os membros da Academia há escritores premiados a nível estadual e nacional, trabalhos reconhecidos e publicados fora do Brasil. O historiador Rodrigo Trespach teve seu trabalho publicado na Alemanha.
Os membros da Academia se reúnem mensalmente, em Osório, numa sala cedida pela Faculdade Cenecista (FACOS),pois ainda não adquirimos sede própria.
O blog é: www.aeln.org.