Acolhida Cidadã do Campus Furg –SAP teve desfile temático
Seguiu-se a ala das representações institucionais com a participação da pró-reitora de graduação da FURG, profa. Cleusa Dias; Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Darlene Torrada Pereira; Pró-reitora de Extensão e Cultura profa. Rita Patta Rache e Pró-reitor de Infra-estrutura Guilherme Lerch Lunardi, acompanhados dos professores e técnicos do Campus FURG-SAP, e integrantes do Núcleo de Assistência Social/NAE. Nesta mesma ala, participaram também o prefeito municipal de Santo Antonio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva e o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ivo de Paula e a profa Dilce Gil Vicente, diretora do Polo Universitário Santo Antonio.
O Grupo PET/FURG-SAP, os calouros (vestindo as camisetas graficadas durante uma Dinâmica de Grupo) e os alunos veteranos dos Cursos de Engenharia Agroindustrial deram continuidade ao desfile.
O legado religioso português ao RS foi representado por catorze belíssimos estandartes confeccionados pela senhora Anna Morisson da cidade do Rio Grande, que juntamente com a senhora Regina Bastos vestiram figurinos típicos açorianos.
A fundação da cidade de Santo Antonio e sua arquitetura com traços açorianos foram abordados na Ala 10 e a visita do Imperador D. Pedro I ao município na Ala 14, juntamente com uma liteira, transporte da época do Império, carregada por escravos. Estas alas foram apresentadas pelo Grupo de Dança Juvenil CTG Patrulha do Rio Grande, reconhecido internacionalmente. O grupo participou ainda do desfile com a ala das “Mulheres Açorianas”.
A contribuição da cultura açoriana ao estado e município foram abordadas em várias sub-alas: as cavalhadas, torneio típico baseado na encenação de lutas entre mouros e cristãos, foi mostrada pelo Grupo Mirim da Prefeitura Municipal, com trajes típicos e cavalinhos-de-pau; o Terno de Reis e o Baile do Masquê (Baile de Máscara) coube mais uma vez ao Grupo de Dança Juvenil CTG Patrulha do Rio Grande; os Tropeiros do Divino foram acompanhados da Bandeira do Divino e o tradicional evento musical do município, A Moenda da Canção, trouxe para a avenida, a sua Rainha.
A ala 15 enfocou Santo Antonio da Patrulha na Atualidade. Nesta grande ala, apresentaram-se o projeto Musical “Moinhos da Baqueta” do Rotary Club Santo Antônio da Patrulha, o CTG Coronel Chico Borges, os casais Açorianos da Prefeitura Municipal, que acompanhados do Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Fernando Rocha Lauck e da diretora de Turismo, Maria Eduarda Braga, que distribuíram rapaduras ao público presente para degustação. Já a EMATER-RS fez uma referência à 23ª Festa Municipal da Banana (que ser á realizada no próximo dia 15 de abril) e o “Programa Municipal de Educação Ambiental Não Formal” da Secretaria Municipal da Agricultura trouxe para a avenida um carroção típico da área rural com os produtos típicos da agricultura local como a cana-e-açucar, o arroz, milho, batata e o aipin.
O desfile contou ainda com as alas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio, dos artesãos da cidade, da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Estadual de Turismo
O encerramento foi feito com o trenzinho do Parque da Guarda, trazendo os estudantes da Escola Estadual Patrulhense, representando o futuro do município por meio da Educação e seu potencial para a atividade turística.
Segundo o professor Antonio Valente, tutor do Grupo PET/FURG-SAP, para a realização do desfile foram necessários cinco meses de planejamento e o apoio de inúmeros segmentos da comunidade. O professor destaca ainda o apoio decisivo da comunidade, da Prefeitura Municipal e de vários setores da FURG através da PROGRAD, PRAE, PROEXC e Escola de Química e Alimentos para o êxito da atividade de extensão que uniu o município numa homenagem à educação e à tradição açoriana.