Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Geral

Alerta Meteorológico: temporais com risco severo avançam pelo RS

A MetSul Meteorologia emite um alerta reforçado sobre a ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul nas próximas horas, podendo apresentar-se como fortes a severos, com potencial para causar danos devido a ventos intensos (vendavais) e queda de granizo de diferentes dimensões.

Viu Internet

O risco de tempo severo abrange a maioria das regiões do estado.

Os temporais já deram início em áreas do interior.

Grandes áreas de instabilidade se formaram desde o início da tarde na Metade Oeste gaúcha, conforme previsto pelos modelos de previsão meteorológica, resultando nas primeiras tempestades.

Registrou-se a ocorrência de temporais no Noroeste do Rio Grande do Sul, acompanhados por queda de granizo, inclusive com pedras de grande porte.

Psicólogo Regis Soster

Esses temporais se formam devido a uma atmosfera quente e úmida, caracterizada por uma convecção intensa.

O ar mais quente, por ser mais leve, ascende na atmosfera e, em conjunto com a umidade, forma nuvens de grande desenvolvimento vertical, capazes de originar chuvas fortes e temporais.

O período da tarde se mostra bastante quente e abafado no Rio Grande do Sul. Até as 15h, a temperatura já ultrapassava os 35°C em municípios do Noroeste e dos vales, inclusive na região Norte da Grande Porto Alegre, atingindo até 37°C na área de Santa Cruz do Sul.

Alerta Meteorológico: temporais com risco severo avançam pelo RS
Livros Cristãos

Dada a atmosfera extremamente quente e úmida, a instabilidade se torna notável.

Um dos principais indicadores de instabilidade atmosférica, o CAPE (Convection Available Potential Energy), está oscilando entre 2.500 J/Kg e 3.000 J/Kg, o que coincide com a previsão de fortes tempestades isoladas.

As imagens de satélite evidenciam o fortalecimento das áreas de instabilidade que se originaram no Oeste e seguem em direção ao Leste do estado. Às 16h, nuvens carregadas já alcançavam municípios do Centro do Rio Grande do Sul.

Xis do Jô

Nas próximas horas, o risco de ocorrência de tempestades é maior em áreas do Norte e da Metade Leste do estado à medida que essas nuvens avançam. Isso abrange o Planalto, a região Central, os vales, a Grande Porto Alegre, a Serra, o Alto Uruguai e partes do Sul gaúcho, ao Norte de Pelotas. Não há previsão de risco para a região extrema Sul do estado.

É importante alertar para a possibilidade de chuvas localmente intensas e de curta duração, com potencial para acumulados significativos de precipitação em algumas localidades, uma condição típica em nuvens com grande desenvolvimento vertical, formadas pelo calor nesta época do ano.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários