Aluno da Facos aprovado na OAB antes de formado
Por isso, a importância do feito do acadêmico da Facos Cristiano Vargas Mariano, aprovado na última edição do exame, mesmo antes de diplomado, o que comprova a qualidade do curso.
Agora, é aguardar o diploma e retirar a carteirinha mais cobiçada pelos estudantes de Direito.
Antes de iniciar o curso, Cristiano havia frequentado outras quatro graduações: Publicidade e Propaganda, Oceanologia, Arquivologia e Geologia. Neste meio tempo, conseguiu entrar para a Procuradoria Geral do Estado através de concurso público, condição que o fez ingressar no meio jurídico antes mesmo de iniciar a faculdade. Quando a Facos conseguiu a autorização para o funcionamento do curso de Direito, em 2007, surgiu a oportunidade que Cristiano esperava.
Hoje, prestes a iniciar o 10º e último semestre, avalia que as atividades práticas e pedagógicas que o curso de Direito da Facos lhe oportunizou foram fundamentais para esta importante conquista.
– Quando recebi a prova da primeira fase (com 80 questões objetivas), percebi que teria grande chance de aprovação, pois os conteúdos ministrados nas aulas coincidiram com as questões – ressaltou Cristiano, que na segunda fase do exame produziu uma peça profissional sob a forma de situações-problema, na área de Direito do Trabalho, onde também obteve a aprovação.
Segundo o coordenador do curso, Vilmar Pacheco Filho, Cristiano e os demais colegas, ingressantes na primeira turma, fizeram parte de um grupo que se interessou em participar de todas as atividades ofertadas, como o AJUDA, o Concurso de Escritos Jurídicos e o Júri Simulado.
– Com certeza, nosso curso terá resultados expressivos na aprovação do Exame da Ordem (dos Advogados do Brasil), principalmente com os alunos da primeira turma – prevê Vilmar.
Neste último semestre do curso, Cristiano se dedicará somente às últimas disciplinas, pois também já está aprovado no trabalho de conclusão do curso. Sobre o seu futuro profissional, pretende subir mais alguns degraus.
– Pretendo continuar meu trabalho na PGE e também advogar por um tempo, para depois tentar algum concurso público de nível superior.
*De acordo com informações da OAB, o Exame de Ordem pode ser feito por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada.
Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação ou do nono e décimo semestres.
Aplicado pelo Conselho Federal em todo o Brasil, o exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.