Anac oferece bolsas de estudos para formação de pilotos civis
Na primeira seleção, em maio passado, das 135 bolsas disponíveis, 112 foram concedidas a candidatos (inclusive mulheres) de nove estados e do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas até 4 de agosto.
Piloto Privado de Avião – O candidato deve ter menos de 31 anos até a data de inscrição; ter concluído o Ensino Fundamental; apresentar certificado de capacidade física de 2ª classe – nível Piloto Privado; ter sido aprovado em Banca de Exames da Anac para Piloto Privado de Avião, com validade posterior a 10 de janeiro de 2009; e possuir, no mínimo, 9 horas de instrução prática realizada em entidade de ensino homologada ou 14 horas, em entidade não-homologada pela Anac.
O processo seletivo consta, além da inscrição gratuita, de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e de Exame de Proficiência Técnica, também de caráter eliminatório. Após comprovadas essas condições, é realizada a matrícula no curso. Para mais informações, o candidato deve procurar a Quinta Gerência Regional em Porto Alegre, pelo email capacitação.ger5@anac.gov.br ou através do telefone (0xx51) 3373-5555.
Projeto pioneiro – As bolsas de estudo da Anac compreendem um projeto pioneiro na formação de pilotos, desenvolvido inicialmente no estado do Rio Grande do Sul pela Quinta Gerência Regional da Anac, sob a supervisão da Superintendência de Estudos, Pesquisa e Capacitação. Além do desenvolvimento e fomento da Aviação Civil, a iniciativa contribui para evitar uma possível escassez de mão-de-obra especializada para a aviação comercial no Brasil.
O curso de Piloto Privado, com 35 horas de vôo, é o primeiro passo para quem quer se tornar um comandante na aviação civil. O de Piloto Comercial, com 115 horas de vôo, é destinado a quem já possui a habilitação de PP e pretende se tornar um profissional da aviação civil, como um piloto de uma empresa de táxi-aéreo, por exemplo, ou futuramente de uma linha aérea http://pt.wikipedia.org/wiki/Piloto_de_linha_a%C3%A9rea.