Após apagão, Itaipu volta a operar normalmente
Neste momento, 18 unidades geradoras produzem energia para o Brasil e o Paraguai. Somando os 650 MW de energia transmitidos para o Paraguai, a usina produz ao todo 10.450 MW.
A visitação turística em Itaipu irá funcionar normalmente nesta quarta-feira. Por dia, a usina recebe em média 1.500 visitantes.
O problema
Ainda não se sabe o problema específico que ocorreu na linha de transmissão de Furnas. Relatórios de Furnas e Itaipu serão entregues ao Ministério de Minas e Energia para que se possa estabelecer exatamente a causa do corte de energia.
Blecaute no Brasil repercute na imprensa internacional
O apagão que atingiu pelo menos dez Estados e o Distrito Federal na noite desta terça-feira repercutiu na imprensa internacional. O jornal americano The New York Times e a rede de televisão CNN noticiaram a queda de energia elétrica. Fotos do Rio de Janeiro às escuras também foram publicadas pela agência de notícia Associated Press.
O The New York Times disse que as fontes oficiais do país não tinham comentado o caso, mas que a imprensa nacional noticiava que o problema seria uma falha na usina hidrelétrica de Itaipu. A CNN disse que em algumas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo a luz havia voltado, mas com menor potência.
O apagão atingiu os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco, além do Distrito Federal