As redações do ENEM – Por Suely Braga
Mais de duzentos e oitenta alunos que fizeram a prova do ENEM tiraram zero na redação. Isto está sendo muito preocupante para as autoridades educacionais. Vi a entrevista de um representante do MEC e ele aloucou algumas causas do acontecimento. Falou que tem de haver uma grande reforma no Ensino Médio nos currículos, porque o Ensino Médio atual está muito fraco, não preparando os alunos para prestarem o exame. Outra causa alencada é que o aluno atualmente lê muito pouco. A escola não desenvolve o hábito da leitura e da interpretação. Os alunos que leem não sabem interpretar. Atualmente temos uma geração do “botão”. A internet e os celulares cada vez mais sofisticados e atraentes desviam a atenção do aluno para lerem artigos informativos e interessantes. Muitas vezes, quando o professor de língua protugueza pede um trabalho, muitos alunos não pesquisam e se limitam a uma simples cópia.
A maioria dos jovens passa mais tempo usando os celulares e dedicam muito pouco tempo ao estudo.
Especialmente ligados ao FACEBOOK que não acrescenta nada na sua formação e desenvolvimento intelectual. Os artigos como crônicas, contos e outros textos maiores não são lidos pelos usuários do FACEBOOK. Muito pouca coisa interessante são encontradas em suas páginas. Está sendo criada uma geração de analfabetos funcionais que não sabem interpretar e assim não desenvolvem o espírito crítico.
Acho que há um grande problema com os professores. A maioria não lê. Uma porque não investem em livros e outra porque pelos baixos salários vivem correndo de uma escola para outra para sobreviverem. Não desenvolvem a redação e a interpretação por falta de tempo para corrigi-las. Então se limitam ao ensino da gramática fora do texto. No meu ponto de vista acho que todas as disciplinas do currículo devem cuidar e ensinar o aluno a se expressar corretamente. Isto é, cuidar do português.
SUELY BRAGA