Associação Empresarial para o Desenvolvimento do Turismo realiza ação no Morro da Borússia em Osório
Em pouco mais de dois meses de existência, a Associação Empresarial para o Desenvolvimento do Turismo (Adetur) de Osório, já conta com 14 empresas associadas e está definindo a realização de suas primeiras ações. Sábado e domingo, dias 16 e 17 de agosto, os empreendedores se reunirão na área de mirantes do Morro da Borússia, em Osório, para distribuir folhetos para os visitantes, com informações sobre empreendimentos de gastronomia e lazer que o município oferece.
Também será divulgada a primeira edição do Fórum Internacional de Empreendedores em Turismo do Litoral Norte, que ocorrerá na cidade, no próximo dia 16 de setembro. A formação da Adetur e a realização dessas ações contam com incentivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), por meio do Projeto Pólo de Turismo Litoral Gaúcho.
As 14 empresas que integram a Adetur são: Nono Bepi Galeteria, Big Hotel, Pizzaria À Lenha, Coisas do Sítio, Sítio da Esperança, Guatahá Aventura, Motel Evidence, Restaurante Bona Bóia, Rajada Turismo de Aventura, Pugen & Pugen Eventos, Restaurante Grelhados, Expresso Café, Nordeste Parapente e Biscayne Lanchas. O presidente da entidade, Jorge Leonardo Tatsch, ressalta que a realização do fórum será um grande passo para a comunidade discutir ações para o desenvolvimento do turismo no Litoral Norte gaúcho. “É uma excelente oportunidade de unir as empresas e pensar em ações que promovam o setor na região. Ao mesmo tempo, queremos estimular a participação de outros empreendimentos na associação”, salienta. Ao todo, serão oito palestras envolvendo alternativas para o desenvolvimento turístico e perspectivas para o turismo na região.
De acordo com o consultor do Sebrae/RS, Paulo Jacques, além da distribuição dos folhetos e da realização do fórum, o grupo está organizado e se preparando para outras ações. “Desde que começamos a trabalhar com o Pólo de Turismo Litoral Gaúcho, em Osório, tivemos o cuidado de mostrar aos empresários o quanto é importante o associativismo. Juntos, todos têm mais chances de conseguir recursos e podem promover mais ações. No momento eles estão elaborando o estatuto da associação, que deixará o grupo ainda mais organizado”, afirma. Além disso, segundo Tatsch, na área de mirantes do Morro da Borussia será construída a sede da Adetur. “Nossa expectativa é iniciar a obra ainda neste semestre”, planeja.
O Pólo de Turismo Litoral Gaúcho, desenvolvido desde 2007, reúne 115 empreendedores dos setores de gastronomia, meios de hospedagens, artesanato e propriedade rural dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Torres, Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha e Xangri-lá. O objetivo do projeto é aumentar o consumo dos produtos e serviços da região, no período de alta e baixa temporadas, por meio do fortalecimento em gestão, capacitação e inovação das empresas estimulando o processo de cooperação existente entre instituições públicas e privadas para a consolidação do setor, incentivando práticas sustentáveis.