Atelier de Corte e Costura forma nova turma e abre inscrições em Torres
O Atelier de Corte e Costura de Torres formou na quinta-feira (7/8) 14 alunas do 1º Curso de Aperfeiçoamento em Moletons. Muitas estavam vestindo peças de produção própria e a mesa da solenidade foi decorada com moletons confeccionadas por elas. Durante o curso, as alunas aprenderam a lidar com moldes, cortar moletons e costurar com as máquinas de overlok, reta e galoneira. Para muitas delas, este foi o quarto curso realizado no Atelier Municipal. Em breve acontecerá a formatura do 9º Curso Básico de Corte e Costura e as inscrições para a décima edição abrem na sexta-feira (15/8), a partir das 14h, no Centro Municipal de Cultura. Também está em andamento o curso de aperfeiçoamento em brim e de 6/10 a 12/12 acontece o de biquínis.
O curso de moletons aconteceu com o apoio de algumas empresas. A Mel Brasil e Estrela colaboraram cedendo peças de moletom já cortadas para as alunas treinarem a costura. A empresa Geórgia doou retalhos de moletons, bem como a instrutora do curso, Terezinha Lemos da Rosa, que foram transformados em 20 jaquetas e 20 blusões. Essas peças foram doadas para a Creche do Curtume.
A secretária de Turismo, Dóra Laidens, destaca que o Atelier Municipal de Corte e Costura nasceu de uma identidade que já existia. “A confecção, através das costureiras domésticas, sempre foi uma realidade do município, mas era necessário profissionalizar para gerar mais empregos e renda”, salienta Dóra. Ela ressalta que a união de esforços da Prefeitura e empresários já está dando frutos. “Novas empresas nasceram, muitas alunas estão atuando em empresas e outras estão trabalhando em casa, gerando renda para a família”, comenta. A secretária acrescenta que, no futuro, a confecção será um grande diferencial de geração de renda durante o ano todo.
O Atelier foi criado em 2006 e é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura, a Associação da Confecção de Torres (Acont), o Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O Atelier está instalado no Centro Municipal de Cultura, na Rua José A. Picoral, 171. O telefone é 3626-3237.