Audiência pública irá tratar sobre melhorias no Parque da Guarita em Torres - Litoralmania ®
Geral

Audiência pública irá tratar sobre melhorias no Parque da Guarita em Torres

A revitalização do Parque da Guarita será tema de audiência pública no dia 23 de março. Organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM), a audiência ocorre a partir das 19h30min, no Centro Municipal de Cultura e Artesanato.

O objetivo da audiência é apresentar à comunidade a proposta de revitalização do espaço que visa recompor os equipamentos destruídos pela ação do tempo e principalmente pelo Ciclone “Catarina”, além de transformar o Parque num dos mais potentes atrativos turísticos da cidade.

A proposta de revitalização do Parque da Guarita busca ressaltar os aspectos naturais como objeto de captação de diversos segmentos do turismo, entre eles: de pesquisa, de observação de aves, estudantil, de lazer, de ecoturismo, de esporte aventura e etc.

O plano contempla orientação para a utilização das potencialidades naturais como atrativos e produtos turísticos; regeneração as áreas degradadas; criação de espaços de lazer e educação ambiental para o público visitante e moradores locais; transformação do prédio do antigo restaurante em um espaço Museu e Bistrô; revitalização do Pórtico de entrada e a realização de atividades que contribuam para preservação ambiental; elaboração de um plano de uso e gestão e implementação de atividades que contribuam para a captação de turistas para a cidade. Uma etapa do projeto foi realizada antes da temporada de veraneio, sendo realizada a revitalização e sinalização das trilhas e do parque; segurança 24 horas e monitores capacitados atuando como guias aos turistas.

O Parque da Guarita recebe anualmente cerca de 300 mil visitantes. Considerado o cartão postal do Estado em sua entrada norte, o parque é composto por falésias e é o único na Região Sul do País com este tipo de formação geológica junto à costa. Ele foi criado em 1971 por ambientalistas e gerenciado pelo Governo do Estado. A partir de 1996, o local passou ser administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Comentários

Comentários