Geral

Avaliador da Rede Global de Geoparques visita Torres

Com o objetivo de avaliar a Região Caminho dos Cânions do Sul e criar um parecer sobre a candidatura da área como Geoparque, o geólogo Joan Poch, conheceu a cidade de Torres. Além de Torres o avaliador visitou no mesmo dia a cidade de Araranguá, conhecendo o Morro dos Conventos, o Município de Praia Grande, comtemplando o Cânion Malacara e o  Parque Nacional Aparados da Serra em Cambará do Sul.

O Prefeito João Alberto Machado, juntamente com o secretário de Turismo, Comércio e Indústria, Roniel Lummertz e o secretário de Projetos e Obras Públicas, João Alexandre Negrini, acompanharam a visita ao Parque da Guarita e também ao Morro do Farol de Torres. “A criação do Geoparque é muito importante para o turismo regional, gerando emprego, renda e visibilidade internacional para a região”, afirma o prefeito João Alberto, que está confiante em relação ao reconhecimento da região como Geoparque por parte da UNESCO e da Rede Global de Geoparques.

O geólogo Joan Poch  ficou encantado com o que viu em tão pouco tempo. “O mais importante, que pude verificar na região, é a conexão entre a geologia, a biodiversidade, a preservação, o turismo de qualidade, e a organização”, disse. O secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt que participou de todo o roteiro ressaltou a beleza da região. “O que falta é demonstrar toda esta grandiosidade para o Brasil e para o mundo”, afirmou Heriberto.

A Região Caminho dos Cânions do Sul comtempla 15 municípios de Santa Catarina e 4 do Rio Grande do Sul. “A união dos dois Estados fará da região um ponto turístico único, com foco na biodiversidade e na sustentabilidade”, completou João Alberto.

Para o reconhecimento como Geoparque a região deve possuir áreas naturais com elevado valor geológico, onde se apresenta estratégias de desenvolvimento baseado na geologia e em outros valores naturais e humanos.

Comentários

Comentários