Balanço positivo é divulgado pela Operação Golfinho
Um balanço positivo da 39ª Operação Golfinho foi divulgado na manhã desta quarta-feira (4), pela Brigada Militar, no CRPO de Capão da Canoa.
Entre os dados apresentados, se destacaram a ação dos salva-vidas e o policiamento ostensivo. De acordo com o sub-comandante geral da Brigada Militar, coronel Lauro Binsfeld, o número de salvamentos reduziram em 5%, em relação ao ano passado.
A praia de Torres é a que apresenta mais riscos, e o horário em que mais acontecem os incidentes é entre as 16h30min até às 19 horas. O perfil das vítimas é do sexo masculino, com idade entre 11 a 15 anos.
Policiamento Ostensivo
Em relação ao policiamento ostensivo, o número de veículos autuados teve um acréscimo de 20%, e os veículos recolhidos um acréscimo de 68%, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, os veículos recuperados pularam de 35 para 103, mais de 190% de incremento. “A ação está mais efetiva, também em função do aumento do número de servidores e viaturas”, disse Binsfeld.
Mais de 4 mil veículos foram fiscalizados pelo policiamento ambiental. Além disso, foram efetuadas 195 prisões, lavrados 22 autos de infração e apreendidas 7 armas. Para o comandante geral da Brigada Militar, João Carlos Trindade Lopes, inúmeras manifestações estão chegando à corporação sobre a qualidade da Operação Golfinho. “A sensação da população é de conforto, e o efetivo da segurança efetivamente cresceu.
A criminalidade diminuiu e as pessoas estão percebendo isto”, disse Lopes.
Programas Institucionais formaram mais de 1000 cidadãos
Os programas institucionais da Brigada Militar, voltados para a informação e o conhecimento de condutas seguras na orla marítima, noções de salvamento e de primeiros socorros, educação para o trânsito, educação ambiental e prevenção dos acidentes domésticos, já formaram mais de 1.000 cidadãos, entre crianças e adultos, somente nesta temporada.
O Salva-vidas Mirim contou com a participação de 930 crianças e 90 patrulheiros do mar estão realizando atividades.
Entre as atividades voltadas para o público adulto, estão 63 formandos do projeto Surfe Salva e 112 Salva-vidas Máster.