Biolchi assume presidência do PMDB/RS até a Convenção
Na ocasião, o presidente da seção gaúcha, senador Pedro Simon, se posicionou favorável a realização da convenção do partido, prevista para ocorrer no dia 15 de novembro e confirmou seu afastamento do cargo.
“Até a realização da Convenção a coordenação do partido ficará a cargo do 1° vice-presidente, Marcio Biolchi, que será auxiliado pelo secretário-geral da sigla, deputado Eliseu Padilha, e pelo tesoureiro, Rospide Neto. São eles que vão preparar e organizar nossa Convenção, em conjunto com nossas instâncias partidárias”, afirmou Simon.
Durante a reunião, membros da majoritária e da liderança peemedebista, candidatos e eleitos no pleito deste ano, expuseram suas opiniões sobre a atual situação e os rumos da seção gaúcha, bem como clamaram pela quebra da neutralidade estabelecida diante da disputa à Presidência da República.
Diante do posicionamento dos presentes, o secretário-geral do PMDB/RS, deputado federal Eliseu Padilha afirmou que é preciso ouvir as bases e formular um novo discurso, voltado ao plano das idéias. “Precisamos primeiro definir o rumo do nosso partido e a partir dai quem possa ser o melhor nome para nos presidir. Temos que construir coletivamente e de baixo para cima”, disse. E concluiu parodiando o filósofo grego Sêneca: “Nenhum vento auxilia à nau que não sabe a que porto se dirige”.
Presente ao evento, José Fogaça afirmou que durante os roteiros realizados pôde fazer uma análise da realidade do partido no Estado e agradeceu a mobilização em prol de sua candidatura a governador.
“Só tenho palavras de agradecimento a todos, principalmente ao meu pai político, Pedro Simon, que sempre esteve ao meu lado”, disse. E complementou: “Por onde andei pude perceber que não há uma unidade. Nós temos um diretório para montar, uma executiva para eleger e um posicionamento para definir. Precisamos aumentar este quórum para então pensar em decidir”, afirmou.
A reunião foi coordenada pelo presidente do PMDB/RS, senador Pedro Simon. Estiveram presentes ainda o 1° vice-presidente do PMDB/RS, deputado Marcio Biolchi, o secretário-geral, deputado Eliseu Padilha, o tesoureiro, Rospide Neto, os peemedebistas José Fogaça, Clóvis Magalhães, Luis Roberto Pont, representantes dos núcleos, das associações e candidatos e eleitos a deputado estadual e federal.