BM&F Bovespa espera 5 milhões de investidores até 2013 - Litoralmania ®
Colunistas

BM&F Bovespa espera 5 milhões de investidores até 2013

Tudo bem pessoal. Como é nossa primeira coluna, vou explicar como ela vai funcionar.

Postarei toda sexta-feira, e a coluna será dividida em duas partes, a primeira trará notícias mais importante da semana, e na segunda irei explicar como funciona a bolsa de valores.

BM&F Bovespa espera 5 milhões de investidores até 2013.

Atualmente temos cerca de 560 mil investidores atuando na bolsa de valores aqui  no Brasil.  Esse número equivale a menos de 0,3% da população brasileira. O que é relativamente pouco em relação a outros países como Estados Unidos onde a população tem o costume de investir em renda variável (as famosas ações). O número de investidores nos Estados Unidos corresponde a 30% da população.  Porém a BM&F Bovespa, que é a única Bolsa de Valores atualmente do país, espera que até 2014 o número de investidores pessoa física no Brasil aumente para cinco milhões.

Além das pessoas físicas, a Bolsa pretende atrair os recursos de investidores institucionais, como fundos de pensão e seguradoras.

Com a queda dos juros, esses investidores cada vez mais precisarão buscar uma rentabilidade  mais adequada para ao seu patrimônio. Isso é muito bom pois quanto mais gente investindo em bolsa de valores, maior será a liquidez das ações das empresas listadas, e como os preços dos  ativos são gerados através da “oferta e procura”, com esse aumento de investidores tende a aumentar a procura e consequentemente elevar o preço das ações, trazendo lucros para quem entrar no mercado antes desse aumento considerável.

O que é uma ação?
 
Ações São títulos nominativos, negociáveis, que representam uma fração do capital social de uma  empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, de um negócio. Resumindo, quem compra uma  ação de uma empresa, se torna sócio dela, com isso poderá receber dividendos que são parte dos lucros da empresa.

BM&F Bovespa espera 5 milhões de investidores até 2013

Comentários

Comentários