Brasil registra primeiros casos da variante Alpha (B.1.1.7)
Brasil: A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro já identificou casos da nova variante britânica do coronavírus, conhecida como Alpha (B.1.1.7) no estado.
Um deles é morador de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O caso foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio às autoridades municipais de São Gonçalo em 9 de junho.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município ainda investiga se o paciente foi infectado dentro do estado ou se o caso é importado, tendo vindo de outro estado ou de outro país.
A Secretaria de Saúde alerta que, independentemente das variantes, as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem as mesmas.
Não haverá, portanto, alteração dos protocolos sanitários que já estão sendo adotados.
Agência Brasil
Paraíba
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também confirmou, nesta terça-feira (15), que a variante Alpha do novo coronavírus, proveniente do Reino Unido, está em circulação na Paraíba.
Um caso foi confirmado entre 52 amostras que foram enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará.
Apesar da nova descoberta, a variante P1, identificada em Manaus (AM), ainda é a que prevalece em todo o estado atualmente.
O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul.