Geral

Brigada Militar utiliza geoprocessamento no combate ao crime

O Governo do Estado, por meio do processo de gestão, tem ampliando a utilização de novas metodologias, incrementando o uso de ferramentas tecnológicas e de inteligência para o combate à criminalidade. Para atender as demandas crescentes no sentido de identificar a incidência de ocorrências e, com isto, planejar de forma mais eficaz as ações de segurança pública, a Brigada Militar, desde 2009, conta com o processo de georreferenciamento das ocorrências.

Criado pela corporação, após demanda do Comando, o Módulo Banco de Dados de Inteligência (MBDI) tornou-se um sistema de informações geográficas (GIS). Com as melhorias realizadas em 2009, é hoje um grande aliado do gestor no processo de tomada de decisão, planejamento operacional e análise criminal.

As informações são plotadas no Google Maps, georreferenciando-as e tornando possível a identificação de alguns fatores da incidência dos crimes, tais como a região onde ocorrem e suas características.

Com o cadastramento de informações relativas a ocorrências policiais e com base na análise mensal de 31 indicadores estabelecidos pela corporação, os Comandos Operacionais obtêm o retorno de quantas ocorrências se deram por região, estratificadas por município, por órgão policial militar, por ano, por mês, por dia da semana, por turno e, futuramente, por logradouro.

De posse dessas informações, o gestor otimizará os recursos disponíveis e levará em consideração o ambiente onde acontecem as ocorrências, alcançando um melhor resultado nas ações preventivas e repressivas.

O MBDI é hoje utilizado para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica, ou georreferenciadas, retratando a real situação da área estudada, se tornando um importante sistema de informação gerencial, sendo visíveis sua importância e benefícios para os Comandos Regionais como um diferencial estratégico.

Comentários

Comentários