Cai o número de arrombamentos a residências do litoral gaúcho
O furto a residências e estabelecimentos comerciais nas praias gaúchas diminuiu em relação ao ano passado. O crime costuma preocupar a polícia do litoral principalmente no inverno, quando muitas casas de veraneio ficam vazias, facilitando o arrombamento.
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2007, foram registrados cerca de 7,8 mil furtos no litoral, sendo que no mesmo período de 2008 foram 7 mil. As estatísticas mostram que houve uma queda de aproximadamente 10% nas ocorrências.
Apesar da diminuição, os números ainda preocupam quem tem casa na praia. A auxiliar de serviços gerais Isabel Cristina Santos, por exemplo, diz que sua residência em Cidreira foi arrombada quatro vezes só no último mês.
O delegado regional do litoral norte, Heraldo Guerreiro, destaca que mesmo os veranistas não deixando aparelhos e eletrodomésticos nas casas, não escapam dos arrombadores, já que o maior alvo são peças como maçanetas, portas, janelas, fiação, entre outros materiais. Segundo ele, a situação é preocupante.
A Polícia Civil estuda uma parceria com a Brigada Militar (BM) para reforçar o policiamento nas áreas onde os arrombamentos têm sido mais freqüentes.