Vida & Saúde

Calendário de vacinação contra a gripe A é ampliado no Estado

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde divulgou nota hoje sobre a ampliação da vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul, conforme orientação do Ministério da Saúde, com a inclusão do grupo das crianças de 2 a menores de 5 anos e a extensão do prazo para os demais grupos prioritários até o dia 2 de junho.

Confira a nota

A estratégia de vacinação contra a Influenza Pandêmica H1N1 já atingiu 3.587.224 pessoas no Rio Grande do Sul.

Em reunião realizada com o Comitê Técnico Assessor da Influenza A H1N1, na data de 20/05/2010, com base na avaliação do desempenho da vacinação no Estado, observando as coberturas atingidas por grupo específico e a disponibilidade de vacinas na rede de postos de saúde, foi recomendada a continuidade da vacinação até a data de 28/05/2010, dando prioridade para o grupo de 30 a 39 anos e assegurando a segunda dose para as crianças que receberam a primeira dose.

O  Ministério da Saúde, em data posterior a nossa orientação, definiu a ampliação da estratégia em curso, contemplando o grupo na faixa etária de dois anos a menores de 5 anos de idade, considerando que, na seqüência de grupos suscetíveis, este apresenta maior vulnerabilidade.

Em 24/05/2010, recebemos a Nota Técnica CGPNI nº51 do MS. Será destinado aos estados um quantitativo de vacinas e seringas a serem utilizadas nesta nova etapa.

Portanto, seguindo as orientações do MS, estaremos executando a sexta e última etapa da Estratégia de Vacinação contra a Influenza Pandêmica (H1N1) que ocorrerá no período de 24 de maio a 2 de junho. A população a ser vacinada, no Estado, é estimada em 434.193 crianças (IBGE 2009). A meta mínima é vacinar 80 % desta população, o que a corresponde a 347.354 crianças.

Além disso, o Ministério esta assegurando a vacina para os demais grupos, em especial as gestantes. A nova data para o término da vacinação será dia 02/06/2010, quarta- feira da próxima semana.

Comentários

Comentários