Câmara de Imbé aprova projeto que concede área para instalação de empresa - Litoralmania ®
Geral

Câmara de Imbé aprova projeto que concede área para instalação de empresa

O presidente da Câmara de Vereadores de Imbé, José Paulo Firme da Rosa, entregou ao prefeito Darcy Luciano Dias, o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder direito real de uso à Indústria Brasileira de Embalagens Finas Ltda (IBEF). O projeto, que visa atrair empresas para a cidade, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores em sessão extraordinária na última terça-feira (11).

A empresa, que prevê inicialmente a geração de 50 empregos diretos, será instalada no antigo pavilhão de reciclagem, localizado no Balneário de Santa Terezinha. Conforme o memorial descritivo aprovado pelo Legislativo, a empresa se responsabiliza pelas obras de reformas e serviços necessários para o funcionamento de suas atividades no prazo de 180 dias.

O empreendimento é resultado de um grande esforço do Executivo e do Legislativo na busca de soluções que melhorem a economia local, em especial do Departamento de Indústria e Comércio, criado no início do ano pelo atual governo municipal.  

Conforme o projeto, a concessão de uso será de 10 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, não cabendo a Prefeitura a indenização por construções ou melhorias efetuadas na área.

No local será implantada uma empresa industrial para a produção e comércio de chapas de plásticos recicladas e sacarias.

Visita “in loco”

Na sexta-feira (07), antes do projeto ser aprovado, uma comitiva formada pelos vereadores José Paulo Firme da Rosa, Sérgio Roberto da Rosa, Nilton Fernandes do Santos, Clairton Aurélio Alves, Nilton Luiz Brandalesi e Bernardino Gomes de Souza, acompanharam o prefeito Darcy Luciano Dias em visita na matriz da indústria, em Bento Gonçalves.

Durante a visita os parlamentares conheceram a Union Pack, empresa da IBEF especializada em embalagens plásticas flexíveis, e ficaram surpresos com as instalações e qualidade do serviço prestado.

A comitiva acompanhou todo o processo de produção do plástico até a fabricação das embalagens. “É sem dúvida um grande investimento para a nossa região, o que garantirá muitos empregos e renda para a nossa comunidade”, destacou Firme.

A empresa

Fundada em 1995, a Union Pack vem se destacando no mercado de embalagens plásticas flexíveis pela qualidade de seus produtos e por oferecer novas soluções aos seus clientes. A busca constante pela melhoria e inovação técnica proporciona à Union Pack uma posição de destaque entre os principais fabricantes de embalagens flexíveis no Brasil.

A empresa é 100% brasileira. Em sua unidade industrial são produzidas, em três turnos, 450 toneladas de embalagens/mês, através dos sistemas de co-extrusão em três camadas, impressão flebográfica, em até oito cores, com laminação sem solvente e acabamento em sacos pré-fabricados ou filmes em bobinas.

A empresa acredita que para produzir não é necessário sacrificar o meio ambiente. Nesse sentido, e para se adequar ao mercado internacional de embalagens plásticas flexíveis, a Union Pack vem adotando procedimentos operacionais que integram e protegem o meio ambiente.

As linhas de produtos Union Pack atendem o Brasil e o exterior, principalmente as indústrias de alimentos, borrachas (recapagem de pneus), fertilizantes, higiene e limpeza, químicas, petroquímicas, pet food e têxteis, entre outras.

Atualmente a empresa conta com 140 funcionários e trabalha com 100% de material reciclado. ?Temos condições de aproveitar e reciclar quase tudo e sem poluir o meio ambiente?, afirma o diretor técnico da empresa Adriano Kenia de Ávila. Segundo ele, a empresa é dotada de equipamentos de alta tecnologia que não poluem a água e não geram gás tóxico.

O empreendimento

Em Imbé a empresa pretende reaproveitar galhos, cascas, plásticos e outros materiais que agridem o meio ambiente na confecção de chapas para tapumes. Além disso, serão contratadas mão-de-obra local para colagem, acabamento e costuras de sacos e sacolas plásticas.

– Ofereceremos cursos para as pessoas interessadas em trabalhar conosco. Dependendo do mercado, podemos ter em dois anos cerca de 500 costureiras trabalhando para empresa sem sair de casa ? garantiu Adriano.

Com 14 anos de experiência no mercado de coleta seletiva, o diretor também se comprometeu com os vereadores em ajudar a montar cooperativas na cidade para dar destino ao lixo. Além disso, a empresa garante a compra de parte do material selecionado pelas cooperativas.

– A colaboração da Câmara nesse projeto foi de fundamental importância para a comunidade. Em breve, outras empresas estarão se instalando no município, o que permitirá uma qualidade de vida melhor para a nossa gente ? afirmou o prefeito Darcy.

Segundo o chefe do Executivo, o mérito da captação do novo empreendimento se deve ao empenho do diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Lemoel Silveira.

Comentários

Comentários