Educação

Caravana MudaMundo/Visa visita Tramandaí

Os professores e alunos das escolas públicas, municipais e estaduais, de Tramandaí, receberam ontem (18) a visita do Projeto MudaMundo/Visa. As atividades aconteceram no Auditório da Prefeitura Municipal.

Pela manhã, ocorreu a oficina de sensibilização, ministrada pela jornalista Márcia B. de Souza e pela psicóloga Ana Cristina Rivera, e contou com a participação de 110 professores. A palestra consiste na apresentação de vídeos e dados sobre a realidade social do Rio Grande do Sul para estimular os educadores a refletir e agir. 

Cada um dos educadores que  esteve na oficina ganhou um kit pessoal, que contém os quatro livros com as histórias do menino João e a Cartilha do Professor. As 17 escolas públicas de Tramandaí, 11 municipais e seis estaduais, também receberam dez kits de livros do Projeto MudaMundo.

À tarde, o teatro infantil, apresentado pelo grupo Cuidado que Mancha, foi assistido por 300 crianças do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), que ficaram atentas às lições de cuidados com o meio ambiente, patrimônio público, bom relacionamento na escola, em casa e com a vizinhança.

A doação de livros para as séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, a oficina para os professores e o teatro infantil são os meios utilizados para alcançar o objetivo do Projeto MudaMundo: discutir a importância de disseminar conceitos éticos e de cidadania em sala de aula.

Essa proposta é uma realização da Signi Estratégias para Sustentabilidade, com o patrocínio da Visa. Em Tramandaí, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Osório. Hohe (19) é a vez da cidade de Torres receber a Caravana MudaMundo/Visa.

Depoimentos:

Denise Soares – professora

“É importante buscar o conhecimento como caminho para encontrar soluções e modificar situações. Estou motivada para trabalhar os temas da oficina em sala de aula.”

Lenira Martins – professora

“Com certeza irei trabalhar a série MudaMundo. Farei adaptações e aproveitarei o possível para apresentá-la aos alunos de outras séries.”

Comentários

Comentários