Carreira de influenciador digital cresce no Brasil e junta mais de 1 milhão de profissionais
Foto: Unsplash
O mercado digital ganhou espaço em diferentes setores, desde o comércio até mesmo o entretenimento.
Isso fez com que várias novas profissões fossem criadas, e não estamos falando apenas de cargos na área de Tecnologia da Informação (TI).
Uma das carreiras que mais crescem no país está nas redes sociais, e é a de influenciador digital. Atualmente, segundo dados divulgados no início do ano, são mais de um milhão de profissionais brasileiros neste ramo. Um número que diz muito do potencial dessa carreira.
Todas essas pessoas buscam um sucesso online, o que pode significar também uma situação financeira segura. Segundo o site Meio e Mensagem, um influenciador digital com grande alcance no Brasil consegue receber entre R$ 50 mil e R$ 150 mil em uma campanha publicitária.
Entretanto, se o influenciador possui menos seguidores, esse valor pode cair para até R$ 1 mil. Se compararmos esse número menor com a média salarial dos brasileiros, a profissão de influenciador digital parece lucrativa.
O problema é conseguir se destacar em uma carreira que conta com mais de um milhão de profissionais. Atualmente, apenas no Brasil, são enviados mais de 2 milhões de posts no Instagram por dia, além de quase 450 mil horas de vídeos no YouTube. Uma quantidade de conteúdo absurda, e que comprova essa grande concorrência. Porém, pelo lado positivo, isso só acontece por conta da facilidade na produção de conteúdos para a internet.
Algumas empresas estão criando ferramentas para ajudar quem deseja ter sucesso nessa profissão. Um exemplo é o software gratuito Movie Maker Online da InVideo, que possui diversas funcionalidades voltadas para o influenciador digital. A biblioteca com mais de 10 milhões de imagens, vídeos e músicas facilita na criação de vídeos, que ficam mais dinâmicos e profissionais. Além disso, o software online também permite que o usuário coloque legendas, emojis e efeitos para incrementar ainda mais um conteúdo para as redes sociais.
Sucesso também no estrangeiro
Essa carreira no mundo digital não é algo que existe apenas no Brasil. Na verdade, o mercado estrangeiro está até mais avançado neste sentido. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Forbes, um influenciador com mais de 7 milhões de fãs no Instagram recebe até US$ 150 mil por uma campanha nos Estados Unidos. Se por acaso for uma campanha em formato de vídeo, e seja postado também no Facebook ou no YouTube, esse valor pode atingir até os US$ 300 mil.
É uma profissão difícil de conseguir sucesso, mas que é bem recompensada. A indústria dos influenciadores digitais está em crescimento nos Estados Unidos, e também em todo o mundo. Na China, por exemplo, a projeção é que o setor tenha um faturamento bilionário nos próximos anos. Com a maior população do mundo, o país asiático é uma mina de ouro para os conteúdos digitais.
Caminho difícil até o sucesso
Apesar dos bons ganhos financeiros, a carreira de influenciador digital exige muito esforço no início, assim como acontece em outras profissões. A criatividade para fazer campanhas, textos, vídeos e imagens é essencial para ganhar destaque na internet. Com as pessoas comprando cada vez mais no e-commerce, a exigência das empresas por trás das campanhas deve aumentar, e isso significa mais pressão na criação de conteúdo.
A internet segue causando grandes impactos na vida das pessoas, principalmente com as redes sociais. O influenciador digital deve ganhar ainda mais espaço no Brasil durante os próximos anos, e trabalhar com isso é apostar em uma carreira para o futuro. É só perceber como o consumo de conteúdo online está ficando cada vez mais acessível.