Casos de coronavírus triplicaram no Litoral após feriado do dia 12
Ao encerrar outubro o COE da 18° CRS divulga o Boletim Coronavírus n° 142/2020 com uma análise do comportamento da pandemia no decorrer do mês.
O Litoral Norte superou a marca dos 10.000 casos confirmados e 200 óbitos.
Em setembro foram 2.474 casos, em agosto 2.496 e neste mês ocorreram 2.521, o maior número desde o início da pandemia, demonstrando que a situação está distante do controle.
É importante pontuar o efeito do feriado do dia 12/10 na região, de modo que até o dia 09/10 foram 547 novos casos e 8 óbitos e após o feriado foram 1.673 novos casos confirmados e 23 óbitos.
Esse comportamento mostra que após 15 dias o número de casos triplicaram no Litoral Norte e portanto há 1.177 pessoas com doença ativa e 64 pacientes internados.
Clique e veja o boletim na íntegra
Em relação aos casos graves observa-se o aumento das internações com reflexos tanto nos leitos clínicos quanto na ocupação de leitos de UTI COVID-19.
Salienta-se que durante este mês a região aumentou cinco leitos no hospital Tramandaí, porém a taxa de ocupação média de leitos de COVID-19 tem se mantido acima de 80%.
Além disso, o Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa possui seis leitos de UTI bloqueados.
Diante do exposto, o COE da 18ª CRS aponta para o relaxamento do distanciamento, em locais fechados como restaurantes, festas, boates e bares onde há o maior risco de contaminação.
Essas condutas corroboram para a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente no verão devido ao aumento dos atendimentos aos veranistas/turistas.
Portanto, reitera-se a importância da responsabilidade da população no cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas nos decretos municipais quanto ao distanciamento e uso de máscaras.