CEEE registra elevação no consumo de energia pelo terceiro mês consecutivo
O maior índice ocorreu no consumo industrial, com alta de 21,60%. Nos meses de janeiro e fevereiro, o percentual dessa classe, em relação ao ano anterior, havia apurado alta expressiva: 35,39% em fevereiro e 23,73% em janeiro.
Conforme o mesmo relatório e igual base de comparação, em março, o consumo cresceu 5,94% e 6,74% nas fatias comercial e residencial, respectivamente. No terceiro mês de 2010, o segmento rural, que vinha em queda no primeiro bimestre do ano, reverteu a tendência e subiu 8,12% na comparação com 2009.
Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, os recentes índices de consumo comprovam a retomada do desenvolvimento do Estado, com destaque à produção industrial. Camps analisa que, mesmo a taxa total verificada em março ter sido 1,25% inferior a registrada em fevereiro último, o comportamento do mercado reflete o período das altas temperaturas registradas no verão e o estímulo dado pelo governo para aquisição de equipamentos da linha branca, com a redução na alíquota de impostos. Segundo ele, “a queda do IPI facilitou o acesso dos consumidores a aparelhos de ar condicionado especialmente, que foram intensamente usados nos meses de janeiro e fevereiro”.
A CEEE atende diretamente 1,45 milhão de consumidores em 72 municípios, incluindo a Capital e regiões Centro Sul, Campanha e Litoral Norte e Sul.