China volta a bloquear Wikipedia
A versão em inglês da Wikipedia foi bloqueada novamente na China, cerca de apenas dois meses após se tornar acessível pela primeira vez.
O novo bloqueio dá início a mais um novo episódio sobre a disponibilidade de serviços online considerados perigosos pelo governo chinês.
Usuários em Shangai e Pequim confirmaram nesta quarta-feira (05/09) que não conseguem mais acessar no site.
A própria Wikipedia já traz um artigo afirmando que o bloqueio foi reiniciado no final de agosto, mesmo que alguns usuários chineses tenham afirmando que o acesso tenha se mantido normal até esta semana.
A China bloqueia normalmente acesso a site que reproduza conteúdo considerado questionável pelo governo, incluindo aqueles sobre assuntos políticos, como o culto religioso de Falun Gong e a independência de Taiwan e Tibet, junto a sites pornográficos. O governo chinês não anuncia ou comenta sua estratégia de bloqueio.
Como as versões de eventos ou análises políticas expressadas na Wikipedia não estão necessariamente de acordo com o governo chinês, o órgão federal prefere bloquear o acesso por meio de um conjunto de tecnologia conhecido como “Grande Firewall da China”.
A atual estratégia de bloqueio deverá ser assunto do Congresso do Partido Comunista, que acontece em outubro em Pequim.
Realizado a cada cinco anos, o encontro é o evento político mais importante da China, usado para criar os planos de cinco anos que balizarão as ações políticas e econômicas do governo chinês.
Enquanto a versão em inglês da Wikipedia está disponível em diferentes tempos, a versão em chinês está quase sempre inacessível.