Ciclone extratropical se forma e trará vento forte e chuva extrema
Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão ser alcançados por um ciclone extratropical entre terça (3) e quinta-feira (5) da próxima semana.
A intempérie tem potencial para causar fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e agitação marítima, com ressaca na costa dos dois Estados.
O ciclone extratropical atingirá todo o território gaúcho, mas será mais intenso no Litoral, na Serra e nos Campos de Cima da Serra.
Na região de Torres, a previsão é de que as rajadas de vento alcancem entre 70 km/h e 100 km/h, alerta o Climatempo.
Podendo ainda ter inundações e enxurradas.
Já, segundo a MetSul, o pior da chuva, ocorre entre amanhã (02) e quarta-feira (04) no Sul do Brasil com previsão de acumulados de precipitação extremos.
A instabilidade vai se intensificar com muita chuva e vento pela formação do ciclone que gerará nuvens muito carregadas com aporte de umidade vinda da Amazônia.
O que realmente preocupa é a sucessão de dias com chuva volumosa e os acumulados finais que vão ficar entre 200 mm e 300 mm em muitas cidades com registros pontuais tão extremos como 400 mm a 500 entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina.
Nas saídas deste domingo de madrugada e de manhã, todos os modelos numéricos regionais e globais insistem em indicar um cenário de chuva extrema.
Por isso, a MetSul Meteorologia está advertindo que a chuva vai trazer muitos problemas e se configura em uma situação meteorológica de grave perigo com altíssima probabilidade de que se registrem alagamentos e inundações em zonas urbanas e rurais, deslizamentos de terra, cheias de rios, queda de barreiras, bloqueios parciais ou totais de rodovias por inundações ou desmoronamento de terreno, dentre outros riscos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp