Ciclone se forma na costa e traz riscos de fortes temporais para o Litoral - Litoralmania ®
Geral

Ciclone se forma na costa e traz riscos de fortes temporais para o Litoral

Está ocorrendo a formação de um forte ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul.

Segundo o Climatempo, de acordo com a indicação de alguns modelos meteorológicos, este ciclone apresenta características de Ciclone Bomba, ou seja, quando apresenta queda de pressão maior ou igual a 24hPa em 24 horas. Independentemente da denominação do ciclone, esse é um sistema intenso que leva perigo para as áreas de atuação.

Entre esta terça-feira e a quarta-feira, dias 02 e 03 de fevereiro, uma área de baixas pressões que atua no interior do continente avança em direção ao litoral e se aprofunda provocando chuva intensa no Rio Grande do Sul já na quarta-feira.

Já a MetSul Meteorologia alerta que um ciclone vai se formar entre amanhã (3) e quinta-feira (4) junto ao Sudeste do Rio Grande do Sul e o Leste do Uruguai.

Este sistema trará potencial pra transtornos por chuva localmente forte a excessiva, temporais isolados com risco de vendavais e rajadas de vento ciclônico.

O ciclone e a frente fria derivada do sistema vão mexer com o tempo em todo o Centro-Sul do Brasil durante a segunda metade da semana, trazendo primeiro chuva e temporais e, na sequência, queda de temperatura e um alívio na sequência de dias de muito calor.

Na quinta-feira (4), a baixa pressão já estará configurada com um ciclone extratropical junto ao Sudeste do Rio Grande do Sul e o Leste do Uruguai.

Dados indicam a possibilidade de o sistema apresentar pressão mínima central entre 990 hPa e 995 hPa, logo um ciclone mais profundo que o habitual junto aos nossos litorais nesta época do ano, mas que pela avaliação da MetSul não viria a configurar um ciclone bomba por não atender ao critério de aprofundamento em que a pressão atmosférica central deve cair ao menos 24 hPa em 24 horas.

Independente, trata-se de um ciclone profundo e posicionado inicialmente muito perto da costa, finaliza a nota da MetSul.

Quer receber as principais notícias em seu WhatsApp? Clique aqui.

Comentários

Comentários