Ciro Simoni é empossado deputado estadual do PDT - Litoralmania ®
Geral

Ciro Simoni é empossado deputado estadual do PDT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), empossou, na tarde desta segunda-feira (25), Ciro Simoni (PDT) como novo deputado estadual. Segundo suplente da bancada de seu partido, Simoni assume a vaga em função da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE) que, na última quarta-feira (20) julgou por unanimidade pela procedência do pedido do Partido Democrático Trabalhista de perda do mandato de Coffy Rodrigues (PSDB) por infidelidade partidária.
 
O gabinete da presidência da Assembleia lotou de correligionários, amigos e simpatizantes do parlamentar, aplaudido entusiasticamente no momento da posse. O presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT) saudou a decisão do TRE: “a justiça reafirma a vontade popular, a soberania das urnas”. Para ele, a decisão combina com o pensamento política da maioria do Parlamento gaúcho. “Esta Casa já mostrou que é favorável a uma reforma política, que assegure a fidelidade partidária. Se o Congresso não a está realizando, pelo menos a justiça está entendendo sua importância”, assinalou.
 
O novo parlamentar, que assume como deputado estadual pela quarta vez, elogiou o trabalho desenvolvido por Ivar Pavan no comando da Casa e agradeceu o esforço de seu partido em recuperar o mandato. “Agora somos sete novamente, recuperamos o que havia sido decidido pelo povo”, afirmou.
 
O tucano Coffy Rodrigues foi diplomado primeiro suplente da bancada estadual do PDT nas eleições de 2006 e trocou de partido no transcurso do mandato. Com a renúncia de Rossano Gonçalves – que se elegeu prefeito de São Gabriel em 2008 -, assumiu a vaga que pertencia ao PDT. O diretório regional do PDT ingressou com ação na Justiça Eleitoral para reaver a cadeira.
 
Mandato

Ciro Simoni nasceu em Porto Alegre em 12 de maio de 1951. É médico e desenvolve atividade política desde 1984. Depois de presidir a Associação Médica do Litoral Norte, elegeu-se vice-prefeito osoriense em 1985. Três anos após sucedeu Ângelo Guasselli na Prefeitura.

Nas eleições proporcionais de 1994 recebeu 22.052 votos, dos quais quase 20 mil foram obtidos na região litorânea do Estado.
De 1996 a 1999 foi vice-presidente estadual do PDT/RS. Em 1998, foi membro da Mesa Diretora da AL.

Reeleito deputado em 1998 com 28.078 votos. Nas eleições de 2002 e de 2006 ficou na segunda suplência da nominata estadual do PDT. Na legislatura de 2003 a 2007, assumiu pela terceira vez o mandato de deputado em função do aproveitamento de colegas de bancada no secretariado estadual. Ultimamente, exerce o cargo de coordenador da bancada do PDT na Assembleia.
 
Participaram da solenidade de posse de Ciro Simoni  o ex-governador Alceu Collares; o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; os presidentes Estadual e Nacional do PDT, Romildo Bolzan Jr. e Vieira da Cunha; o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS); os deputados estaduais Giovani Cherini, Kalil Sehbe (PDT), Dionilso Marcon (PT), Adão Villaverde (PT); o vereador Nereu D Ávila; secretários municipais e do governo da capital.

Comentários

Comentários