Com analfabetismo em quase 9%, Maquiné tenta erradicar problema
Segundo dados da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Maquiné 8,65% da população é analfabeta. E procurando trabalhar na extinção desse índice negativo o município pretende implantar esse programa nos próximos meses.
O cidadão de Maquiné que pretende participar do Programa Brasil Alfabetizado deve ser maior de 18 anos e procurar alguma instituição de ensino da sua comunidade, a fim de se inscrever. Além disso, um dos requisitos para que esse programa seja implementado em Maquiné é que as turmas da zona rural sejam formadas por mais de 7 alunos, já na zona urbana é a partir de 15 estudantes.
Outro fator interessante desse programa é a oportunidade que ele dá para as pessoas que gostam de ensinar, mas não tem curso médio de magistério ou formação superior. Os interessados em ministrar as aulas podem ter o ensino médio completo. Eles serão remunerados com R$ 250,00 mensais por 10 horas de aula dada.
Segundo o Secretário de Educação de Maquiné, José Luiz Giacomelli, esse projeto é uma ótima oportunidade para o município, já que a alfabetização é um fator que melhora a vida das pessoas em inúmeros aspectos, principalmente os sociais e culturais.