Começa pesquisa de avaliação dos serviços públicos do Estado
O Executivo quer saber se a população já utilizou os serviços públicos eletrônicos (internet, telefone, celular) e se já usou o TudoFácil Eletrônico – www.tudofacil.rs.gov.br. Uma mostra de 19,3 mil eleitores residentes no Estado, está cadastrada na base de dados denominada Cadastro de Usuários Voluntários (CUV). O sistema permite a comunicação entre o Poder Público e os cidadãos, que receberão pelos Correios ou via e-mail, os questionários da pesquisa e da votação de metas para as áreas da educação, saúde, segurança pública, meio ambiente e assistência social.
A participação da população no processo de avaliação dos serviços públicos prestados pelo Estado está prevista em lei que estabelece os padrões mínimos para estes serviços. A partir do mapeamento das expectativas da população e de seu grau de satisfação, o governo pode avaliar, ajustar e melhorar seu planejamento e ações. “Esperamos que essa pesquisa reflita uma melhoria na qualidade dos serviços”, observou o secretário do Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode.
Com relação ao grau de satisfação dos entrevistados em 2009, a pesquisa mostra que 83,6% dos pesquisados estavam satisfeitos com o serviço de água tratada, seguido da energia elétrica, com 80,6%. A segurança pública apresentou o menor índice de usuários pesquisados satisfeitos, com 34,3%.
Os interessados em participar das próximas pesquisas e votação sobre a qualidade dos serviços públicos podem se cadastrar no endereço www.pesquisa.rs.gov.br.