Comissão Especial discute situação dos serviços de saúde no Litoral Norte
A Comissão Especial para Diagnóstico e Avaliação da Rede de Saúde no Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Mauro Sparta (PSDB), realizou na manhã desta segunda-feira (01), na Câmara de Vereadores de Tramandaí, audiência pública para avaliar a situação dos serviços de saúde na região do Litoral Norte do Estado. A maior necessidade apontada refere-se aos procedimentos de alta complexidade em traumatologia, inexistente na região.
De acordo com Sparta, o Litoral Norte conta com 22 municípios e apenas cinco hospitais para atender mais de 300 mil pessoas. No verão, o número de pessoas se multiplica em até 10 vezes. Nos cinco hospitais do litoral nenhum possui serviços de alta complexidade em traumatologia, como cirurgia vascular e neurocirurgia.
Os dados apontados durante a audiência integrarão um relatório que a comissão pretende entregar à Secretaria Estadual da Saúde. “Iremos solicitar que os investimentos constitucionais em saúde sejam aplicados. Vamos cobrar que o Estado invista os 12% que manda a lei”, afirmou o parlamentar.