Comissão vai continuar debatendo a situação do aeroporto de Torres
A situação dos aeroportos Salgado Filho e do Complexo Aeronáutico Regional do Litoral Norte, localizado em Torres, vai marcar os debates da Comissão de Assuntos Municipais no próximo semestre. Os integrantes da comissão, presidida pela deputada Kelly Moraes (PTB), realizaram na manhã desta terça-feira (15) a última reunião ordinária antes do início do recesso parlamentar.
Os deputados aprovaram requerimento do deputado José Sperotto (DEM), solicitando audiência pública conjunta com a Comissão de Serviços Públicos para discutir a situação de funcionamento do aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Sperotto sugere as presenças de representantes do Ministério da Defesa, do 5º Comar, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero e secretarias estaduais de Infra-Estrutra e Logística, de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, de Turismo, Esporte e Lazer.
Os integrantes da comissão também sugeriram a formação de um grupo de deputados para ir a Brasília solicitar ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, a transferência da administração do aeroporto de Torres da esfera estadual para a Infraero. O deputado Gilmar Sossella (PDT) ressaltou a importância de discutir essa possibilidade, e de um plano de negócios e perspectivas para a região. “O apoio da Infraero irá facilitar o efetivo funcionamento do aeroporto. O local já tem pista e instrumentos para operar, mas não tem demanda e fluxo suficiente de passageiros e de cargas”, frisou Sossella.
Cartografia
Os parlamentares aprovaram ainda requerimento do deputado Ronaldo Zülke (PT). O petista requer que a Comissão de Assuntos Municipais solicite à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio a indicação de um servidor do Setor de Cartografia para acompanhar visita da assessoria técnica da comissão aos municípios de Encruzilhada do Sul, Dom Feliciano e Amaral Ferrador. O objetivo é tratar das divisas entre as referidas localidades.
Também participaram da reunião os deputados Alberto Oliveira (PMDB), Álvaro Boessio (PMDB), Luciano Azevedo (PPS), Paulo Azeredo (PDT), Ronaldo Zülke (PT), Gilmar Sossella (PDT), Marco Peixoto (PP) e Raul Carrion (PCdoB).