Em Veessen-Wapenveld, estrutura tem 8 quilômetros de extensão e funciona como área de escape - Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Rio Grande do SulGeral

Comitiva do RS estuda projetos inovadores contra enchentes nos Países Baixos

Os projetos de controle de enchentes revolucionários dos Países Baixos foram o foco da visita do governador Eduardo Leite e sua comitiva neste sábado (22/2).

O grupo conheceu soluções de engenharia que transformaram a relação do país com seus rios, trazendo inspiração para enfrentar os desafios do Rio Grande do Sul.

A agenda incluiu visitas a dois grandes projetos do programa Room for the River: Veessen-Wapenveld, voltado às áreas rurais, e Nijmegen, que trouxe uma abordagem urbana inovadora.

Em Veessen-Wapenveld, o destaque foi um canal de águas altas com oito quilômetros de extensão, projetado para atuar como uma rota alternativa durante cheias do rio IJssel.

Essa solução, que reduz em até 71 centímetros o nível da água na região, também permite uso para agricultura e lazer nos períodos sem enchentes.

O mecanismo é acionado apenas em situações extremas, previstas para ocorrer a cada 75 anos.

Na parte da tarde, a comitiva conheceu o projeto de Nijmegen, que enfrentava um problema semelhante ao de Muçum, no Vale do Taquari.

Assim como o Rio Taquari, o Rio Waal formava um estrangulamento que amplificava o risco de inundações.

Para resolver a questão, foi realizado o recuo de 350 metros de um dique e a criação de um canal auxiliar, permitindo maior vazão da água.

Comitiva do RS estuda projetos inovadores contra enchentes nos Países Baixos

O investimento de 350 milhões de euros (cerca de 1,9 bilhão de reais) incluiu a realocação de 50 residências e resultou na criação de uma ilha urbana, hoje um espaço de lazer para a população.

A experiência neerlandesa foi motivada por desastres naturais que forçaram a evacuação de 250 mil pessoas em 1993 e 1995. Entre 2006 e 2019, o país executou 34 projetos que transformaram sua infraestrutura contra enchentes.

“Cada solução visitada aqui nos ajuda a pensar em estratégias para o Rio Grande do Sul. Precisamos adaptar à nossa realidade, mas conceitos como dar espaço aos rios e integrar proteção às cidades são universais”, afirmou Leite.

Neste domingo (23/2), a missão seguiu para o Sand Engine, uma inovação em proteção costeira, além do Museu das Enchentes e do Deltapark Neeltje Jans, onde está instalado o maior sistema de proteção contra tempestades do mundo.

A comitiva incluiu os secretários Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), além do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Luciano Boeira, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Comitiva do RS estuda projetos inovadores contra enchentes nos Países Baixos
Enchente em Eldorado do Sul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários