Geral

Confeccionistas conquistam primeira parceria em B. Pinhal

O Núcleo de Confeccionistas do Programa Empreender, em Balneário Pinhal, ainda não completou um mês (foi criado no último dia 4 de junho) e já conseguiu fechar uma parceria com uma empresa para produzir roupas infantis, além de arrecadar, junto à comunidade, 20 máquinas de costura, industriais e domésticas, que foram cedidas ou doadas para treinamento e capacitação.

O Empreender, impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropastoril, orienta e sensibiliza empresas de uma mesma região e de um mesmo setor, com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda, o associativismo e o aprimoramento gerencial. O grupo integra o Pólo de Comércio de Bens e de Serviços do Litoral Norte.

O novo núcleo, composto por 60 confeccionistas, possui um atelier no distrito de Pinhal Sul, onde se reúne e desenvolve suas atividades. De acordo com o facilitador do Empreender no município, Wilson Augusto Mello da Fonseca, as integrantes se dividiram em dois grupos, conforme o nível de conhecimento: um para nível básico e outro intermediário na execução da costura. Ambos contam com orientação e instrução no ofício.

Cada grupo tem dois encontros semanais para realizar a qualificação dos seus trabalhos para uma melhor inserção no mercado. “Recentemente, conseguimos firmar uma parceria com a empresa RKR, que possui sete lojas no Litoral e em Porto Alegre. O Núcleo de Confeccionistas irá produzir roupas infantis, que serão comercializadas com a marca da empresa”, conta Fonseca. Conforme o facilitador, em um segundo momento, os profissionais terão oficinas de modelagem e de corte.

Balneário Pinhal desenvolve, ainda, dentro do Empreender, os Núcleos de Gastronomia, Artesanato, Hotéis e Pousadas.

Os empreendedores também são apoiados pelo Pólo de Turismo Litoral, em atuação desde 2005, desenvolvido pelo Sebrae/RS, em parceria com as Prefeituras de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. As localidades foram selecionadas em função do contingente empresarial e da sua representatividade na região em relação ao número de turistas que recebem. Já o Núcleo de Apicultura integra o Pólo de Apicultura do Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários