Conferência debate direito das crianças e dos adolescentes em Torres
No pronunciamento, na cerimônia de abertura, o prefeito em exercício Gibraltar Vidal (Gimis) ressaltou que é possível medir a atenção dada aos jovens pelas ações voltadas a este público. “Estamos aqui hoje para discutirmos temas importantes no que diz respeito a políticas públicas, e quero fazer uma referência justa neste momento, lembrando que a atual Gestão Municipal está comprometida com nosso futuro, realizando investimentos maciços em iniciativas educacionais e sociais voltadas para crianças e jovens”. Com a mesma ênfase o secretário de Ação Social, Carlos Monteiro (Tubarão), sugeriu aos participantes que a mesma iniciativa realizada em Torres, por meio da destinação de recursos financeiros da Prefeitura ao Comdica para realização de projetos sociais, fosse ampliada a toda região. “Conseguiríamos criar desta forma uma ação em cadeia de fortalecimento aos vínculos familiares e de prevenção a drogadição e violência”, sugeriu.
Representando a Câmara, o vereador José Ivan Pereira, ressaltou que o Legislativo Municipal é parceiro da Administração quanto à destinação de recursos a crianças e adolescentes. Também enfatizou a importância social do trabalho realizado pelas entidades contempladas com o Funcomdica. O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica), Daniel Silveira, agradeceu a presença dos participantes. “É muito bom termos todos aqui, mas o que me deixa mais satisfeito é observar a presença de tantos jovens na conferência que diz respeito à criança e adolescente”. A juíza de Direito da 2ª Vara Judicial, Rosane Ben da Costa, destacou a importância da conferência em âmbito regional. “Daqui sairão delegados que se farão presentes na Conferência Estadual, levando nossas propostas para serem discutidas. A presença da comunidade é fundamental para o enriquecimento das políticas públicas, principalmente nas áreas sociais”, disse juíza.
O prefeito João Alberto Machado, que se encontra em férias, foi um dos palestrantes do encontro. Ele falou sobre a gestão da política dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “O gestor precisa olhar para o menor de forma integral, pois quando investimos nas crianças estamos garantindo adultos saudáveis”. Ainda pela manhã palestraram a presidente do Cedica, Márcia Herbertz, falou sobre a construção de diretrizes da política e do plano decenal e a juíza Rosane sobre a proteção e defesa dos direitos dos menores.
No período da tarde a coordenadora do Cras Casa da Cidadania de Torres, Maria do Carmo Rodrigues, falou sobre o protagonismo e participação de crianças e adolescentes na sociedade, seguida pela apresentação dos trabalhos sociais de atenção ao menor realizado pelas entidades torrenses com repasse de recurso do Funcomdica. Após debate e definição das deliberações da conferencia cada município definiu 14 delegados que participarão da Conferência Estadual em abril de 2012. A solenidade de abertura também contou com a participação das secretárias de Assistência Social Maria Margarete Scheffer Teixeira, de Arroio do Sal, Verônica Behenck Borges, de Morrinhos do Sul, e os presidentes do Comdica de Morrinhos do Sul. João Simonetto, de Arroio do Sal, Eva Ramos e de Mampituba, Sônia Maria Quadros.