Confirmada a instalação da UFRGS em Tramandaí - Litoralmania ®
Educação

Confirmada a instalação da UFRGS em Tramandaí

“O campi da UFRGS em Tramandaí e da UFSM em Cachoeira do Sul vai dividir a história desses municípios em antes e depois da universidade pública”.

A afirmação é do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), que comemorou o anúncio da presidente Dilma Rousseff, ocorrido no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, 16, que confirma a instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Litoral Norte, e da Universidade Federal de Santa Maria, na região Centro.

A bandeira da UFRGS do Litoral foi levantada pelo deputado há pelo menos cinco anos. O movimento capitaneado por Alceu Moreira contou, inclusive, com ampla divulgação de material explicativo junto à população e aos governos estadual e federal. “A aquisição de conhecimento técnico e universitário vai inserir a região no mapa do desenvolvimento. Jovens, muitas vezes menos favorecidos, que talvez não tivessem essa possibilidade de ensino agora podem disputar espaço de capacitação no competitivo mercado nacional e mundial. “, acrescentou o deputado.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) as quantidades de cursos e de vagas para alunos ainda não foram definidas. A previsão de conclusão da obra é de 2012. O terreno de 14 hectares, onde será construído o prédio, foi doado pela prefeitura de Tramandaí e fica localizado às margens da RS/030, próximo à divisa de Osório.

O anúncio do campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Cachoeira do Sul, com previsão de conclusão para 2014, também foi amplamente comemorado. O deputado esteve recentemente reunido no MEC, acompanhado de parlamentares e lideranças locais, para debater as possibilidades de instalação da unidade. “Cachoeira e região terão à disposição cursos de alta complexidade que com a estrutura da universidade pública serão um marco para o desenvolvimento”, frisou Alceu Moreira.

O Rio Grande do Sul também foi contemplado com mais sete escolas técnicas profissionalizantes em Lajeado, Vacaria, Alvorada, Gravataí, Santo Ângelo, Viamão e Sapiranga.

Comentários

Comentários