Contenção das dunas é destruída em Imbé

As estruturas de cercas de contenção das dunas da orla, instaladas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, na altura da Avenida Não-Me-Toque foi destruída por ação de vândalos. O trabalho faz parte do processo de recuperação das dunas frontais, integrando o Plano de Manejo de Dunas do Município.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca (SEMMAPA), pescadores informaram que as cercas foram derrubadas por jipeiros e motoqueiros que utilizam as dunas para fazerem trilha.
“Segundo os pescadores nos informaram, trata-se daqueles veículos que são identificados que participam de trilhas. Nas fotos é possível observar as marcas dos pneus. Deitara, a cerca do manejo e passaram por cima”, relatou, indignado, o biólogo da Secretaria, Pedro Terra Leite.
Entenda o processo de recuperação das dunas frontais
Consiste na decomposição sobre o solo de cobertura vegetal morta, a instalação de estruturas de cercas de contenção, chamadas de sand fences, ou outros métodos estruturais, compostos de materiais naturais, que também desempenham funcionalidade, possibilitando até o povoamento de espécies da fauna, por considerar abrigo e proteção.
Segundo o biólogo, as ações ocorrerão nos locais onde as dunas frontais estão degradadas em função da extração irregular de areia e junto a saídas de ruas que formam córregos de escoamento das águas das chuvas, que também acabaram degradando as dunas.
Um trabalho de monitoramento acontece para acompanhar o desenvolvimento da recuperação das dunas. “Pedimos a comunidade para que colabore preservando as dunas e as cercas de contenção. Este trabalho é muito importante às futuras gerações para que estas não passem pelos problemas que hoje estamos enfrentando”, destaca o secretário da SEMMAPA, Clairton Alves.