Geral

Coopercana Sul lança mix de produtos em Santo Antônio

Cerca de um ano depois de ser formalizada, a Cooperativa dos Produtores de Cana-de-Açúcar (Coopercana Sul) lança no mercado sua própria linha de cachaça de alambique, açúcar mascavo e melado. Os primeiros pedidos estão sendo entregues na Região da Serra, Vale do Taquari e Vale do Paranhana. A cooperativa, com sede em Santo Antônio da Patrulha, reúne 25 produtores distribuídos nas cidades de de Santo Antônio da Patrulha, Osório, Riozinho, Taquara, Rolante e Caraá.

“Um dos indicadores da boa aceitação dos produtos é o interesse demonstrado por representantes comerciais em trabalhar com a Coopercana Sul”, explica o gestor do Arranjo Produtivo Local de cana-de-açúcar e derivados de Santo Antônio da Patrulha, Thiago Camargo. De acordo com ele, a cooperativa, que integra o APL, conta com um representante e já negocia com outros dois profissionais para atuar na Região Metropolitana e no Litoral Norte gaúcho. O APL é impulsionado pelo Programa Juntos para Competir, desenvolvido pela parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

A linha de produtos é formada pela cachaça Encanto da Lagoa, oferecida nas séries Prata (ou jovem) e Ouro (envelhecida em barris de carvalho), açúcar mascavo (disponibilizado em embalagem de um quilo e 500 gramas), melado (em pote de 500 gramas) e melado batido (também em pote de 500 gramas). De acordo com Camargo, a entidade estuda a possibilidade de diversificar as embalagens para melhor atender às exigências de consumidores. “Para o Natal, haverá o lançamento de uma linha especial da cachaça, em parceria com artesãos vinculados ao Programa Empreender de Osório, assistido pelo facilitador e consultor Paulo Jacques”, destaca.

Os artesãos trabalham na criação de uma embalagem especial feita em madeira e em palha de bananeira para o destilado. “Será uma opção de presente bem atraente, com comercialização em bazares e lojas similares”, afirma o gestor. A cachaça Encanto da Lagoa foi lançada durante a Festa da Cachaça, em Santo da Antônio da Patrulha, em agosto deste ano. A cooperativa tem potencial para produzir cerca de sete mil garrafas por mês. O Empreender é um programa do Sebrae/RS e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) e tem o objetivo de estimular a capacitação e o associativismo de pequenos negócios.

Os APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa. O APL de Cachaça e Derivados de Cana-de-Açúcar é um dos principais programas impulsionados pelo Sebrae/RS na Região de Santo Antônio da Patrulha. A cachaça e os derivados de cana-de-açúcar (como o melado, o açúcar mascavo e a rapadura) são produtos típicos da localidade. O APL contempla diversas famílias e empresas do município e da região e tem o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio de cachaça de alambique e de cana-de-açúcar e seus derivados, aumentando a competitividade com um produto de alta qualidade.

Comentários

Comentários