Copa Sul-americana de Rugby de Areia acontece em Torres
As areias da Praia Grande, em Torres, serão cenário da primeira Copa Sul-americana de Rugby de Areia. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, doze equipes de rugby do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai se reunirão para disputar o título na categoria masculina seven-a-side (com sete jogadores em cada equipe).
O torneio contará com a presença de um time novato: será a primeira competição da equipe formada em Torres. “O Charrua está trabalhando duro para promover o rugby na região. Para este final de semana, estamos preparando um grande espetáculo nas areias da Praia Grande e esperamos um ótimo público”, destaca Rodrigo dos Reis, presidente do Charrua Rugby Clube, um dos organizadores do evento, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Torres, a 100% Esporte Marketing Esportivo e a Podium Projetos Esportivos.
Diferente do jogo praticado em grama, o rugby de praia foi criado como uma maneira de recreação fora da temporada de campeonatos na Europa. Começou como uma brincadeira, mas hoje na Europa, em especial na Itália, há um campeonato internacional da categoria. No Brasil, o Beach de Niterói é um dos times mais tradicionais.
Uma das grandes atrações do evento será o primeiro Gre-Nal de Rugby, a ser disputado no domingo, dia 17, como preliminar das finais. Outra atração esperada é o tradicional terceiro tempo, uma festa de confraternização entre os atletas realizada depois das partidas.
Rugby no Rio Grande do Sul
Em 2001, um grupo de amigos resolveu se reunir para criar o primeiro time de rugby do Rio Grande do Sul. Nascia o Charrua Rugby Clube. Com sede em Porto Alegre, o time levou a raça gaúcha às competições nacionais. Hoje, a jovem equipe acumula títulos importantes e é a atual vice-campeã da Liga Sul 2006 (campeonato jogado por times do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – Charrua, Desterro, Universitário e Curitiba).
No decorrer desses cinco anos, o Charrua Rugby fez um importante trabalho desenvolvendo as categorias de base (inclusive a feminina) e disseminando o esporte pelo Estado. Logo após o Charrua, surgiu o Guará Rugby Clube, de Canela. O time serrano e o da Capital se uniram para levar adiante o projeto de fazer uma liga gaúcha.
A partir do desenvolvimento de um grupo, dirigido por Nilson Taminato, a idéia de um circuito gaúcho do esporte se tornou realidade. Serra Rugby Clube, de Caxias do Sul, Lanceiro Negros Rugby Clube, de Canoas, Guaíba Rugby Clube, de Guaíba, Guará Rugby Clube, de Canela e o Charrua participam de quatro etapas do Circuito Gaúcho de Rugby.
Maiores informações: (51) 3342-4492 ou (51) 9918-8890, com Vinícius Leal.