Variedades

Coreia do Sul prepara novos exercícios militares

A Coreia do Sul prepara novos exercícios para a próxima segunda-feira (6), de acordo com informações divulgadas pela agência de notícias sul-coreana Yonhap. O país encerrou ontem (30) as manobras militares conjuntas com os Estados Unidos no Mar Amarelo em meio à tensão com a vizinha Coreia do Norte.

Segundo funcionários do governo sul-corenao, o objetivo dos exercícios é verificar a capacidade de resposta a “outras possíveis provocações da Coreia do Norte”, após o confronto armado ocorrido entre os dois países.

Na semana passada, as duas Coreias estiveram à beira de uma guerra. A Coreia do Norte fez disparos de artilharia contra o território sul-coreano, perto da fronteira dos dois países, atingindo casas e deixando três soldados e dois civis feridos, de acordo com autoridades da Coreia do Sul. Um militar sul-coreano teria sido morto no ataque.

Seul disse que os disparos começaram a atingir a Ilha de Yeonpyeong, próximo à disputada fronteira marítima dos dois países, na tarde do último dia 23. Testemunhas na Ilha de Yeonpyeong disseram ao canal de TV sul-coreano YTN que várias construções foram incendiadas e que a população deixou o local. Um porta-voz militar da Coreia do Sul disse que o país respondeu com disparos e que suas forças armadas estavam trabalhando no nível de alerta mais alto fora de um período de guerra.

A troca de disparos ocorreu em um momento de crescente tensão regional, pois a Coreia do Norte revelou a existência do que seria uma nova usina de enriquecimento de urânio, dando ao país mais um caminho para a possível fabricação de uma bomba nuclear.

Comentários

Comentários