Corpo de Bombeiros atendem mais de mil ocorrências em dois dias
O Corpo de Bombeiros atendeu mais de mil ocorrências, após as fortes chuvas que cairam sobre o Rio Grande do Sul na terça e quarta-feira (18 e 19/9).
Os temporais fizeram estragos maiores do que os previstos pelos alertas das defesas civis e centrais de meteorologia.
Em várias partes do estado foram registrados desmoronamentos, quedas de árvores, alagamentos, destalhamentos e muitas perdas.
Confira as ocorrências do Corpo de Bombeiros:
1º CRB – duas ocorrências de desabamento e 36 ocorrências diversas
2º CRB – quatro ocorrências de inundação, uma ocorrência de desabamento e mais 141 ocorrências diversas
3º CRB – duas ocorrências de salvamento de animais, uma de incêndio em residência com vítima (óbito), uma em apoio a Brigada Militar, uma de remoção de fonte de perigo, um incêndio, uma inspeção de local, uma ocorrência de incêndio em residência mista.
4º CRB – uma ocorrência de alagamento, uma ocorrência de inundação e duas ocorrências diversas
5º CRB – 12 ocorrências diversas e 14 ocorrências envolvendo alagamento por ocasião dos temporais.
6º CRB – duas ocorrências de deslizamento em Cachoeira do Sul e uma ocorrência de deslizamento em Encantado, duas ocorrências de vendaval em Encruzilha do Sul e 26 ocorrências de atividade preventiva de bombeiros.
7º CRB – 56 casas com telhados danificados e mais de 150 pessoas atingidas em diversos bairros nos municípios de Não-Me-Toque e município de Victor Graeff, Palmeira das Missões – 500 residências houve destelhamento e houve várias quedas de árvores em via pública, houve distribuição de lonas para 100 residências, Passo Fundo – residências alagada, solicitação de corte de árvores e solicitações de lona, Carazinho – solicitação de colocação de lonas em 50 casas e remoção de árvores via pública, Erechim – houve queda de árvores e remoções, Soledade – 150 residências foram destruídas pelo forte vendaval, 10 árvores na via pública e 10 sob residências, Guaporé – foram distribuídos lonas para cobrir mais de 60 casas, cinco árvores sob residências e três árvores em via pública que foram removidas pela guarnição, Lagoa Vermelha – houve remoção de árvores em via pública e colocação de lona na residência destelhada.
8º CRB – Estância Velha – houve deslizamento de barranco em decorrência da chuva colocando residência em perigo, sendo necessário retirar a moradora da residência. Barra do Ribeiro – remoção das pessoas indígenas, e por ocasião da forte correnteza a tentativa de recolher outros indígenas o barco virou e a guarnição e um índio conseguiram subir na árvore e aguardaram até o socorro chegar.
9º CRB – Tramandaí – duas ocorrências de alagamentos e seis ocorrências de atividades preventivas de bombeiros – Cidreira – 14 pessoas retiradas por ocasião de alagamentos – 23 pessoas retidas por ocasião de alagamentos no Balneário de Pinhal, dois salvamento de cães e uma remoção de cão. Mostarda – um salvamento de cavalo, Osório – um atropelamento, Santo Antônio da Patrulha – uma busca de pessoas desaparecidas, Torres – um corte de árvore, Capão da Canoa – quatro atividades preventivas de bombeiros, Terra de Areia – uma atividade preventiva de bombeiros.
10º CRB – Rosário do Sul – três ocorrências de inundações, uma ocorrência de deslizamento em Santana do Livramento.
11º CRB – Giruá cidade foi atingida por granizo em vários bairros e houve várias quedas de árvores, conforme solicitação de aproximadamente 200 pessoas e a guarnição auxiliou na remoção de feridos para hospital. Santo Ângelo – 70 residências foram destelhadas, 20 quedas de árvores caídas em via pública.
12º CRB – Horizontina – sete ocorrências de destelhamentos, três remoção de árvores em via pública somente danos materiais sem vítimas, Ijuí – destelhamentos de mais de 200 residências e várias quedas de árvores e galhos e danos na rede elétrica, não há até o presente momento o registro de pessoas feridas. Três de Maio – 27 casas destelhadas e quatro queda de árvores na via pública, não há informação de feridos, Panambi – 50 residências destelhadas em Pejuçara – 100 residências destelhadas e várias quedas de árvores na via pública, Ibirubá – 186 residências (destelhamentos) atingidas com ventos fortes e queda de granizo, houve queda de árvores na via pública, não houve feridos e nem óbitos, Cruz Alta – 55 residências causaram destelhamentos com alagamentos