CPI vai investigar demarcação do quilombo do Morro Alto

Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara A demarcação do Quilombo do Morro Alto, no Litoral Norte, será investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai e do Incra, na Câmara dos Deputados….
antonio-augusto-ag.-câmara-divulgação
Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara

A demarcação do Quilombo do Morro Alto, no Litoral Norte, será investigada pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Funai e do Incra, na Câmara dos Deputados.

A CPI, que será instalada nesta quarta-feira, 11, foi proposta pelo deputado federal gaúcho Alceu Moreira (PMDB). Segundo ele, todo o processo e os critérios adotados pelos funcionários do Incra serão apurados como, por exemplo, o fato de dois antropólogos signatários do laudo serem também fundadores da associação quilombola que reivindica a demarcação.

O Morro Alto abrange 4,5 mil hectares em Osório, Capão da Canoa e Maquiné. Os moradores têm certidão de posse de 1882 e 1796.

Edson Souza, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Osório, lembrou a importância da localidade na produção agrícola, já que fornece hortifrutigranjeiros para o Litoral e região Metropolitana. “São 950 famílias de pequenos produtores, grande parte financiados pelo próprio governo, através do Pronaf”, ponderou.

Rodrigo Mallmann

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas