Cresce 20 vezes o número de empresas que emitem Nota Eletrônica no RS
Com a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica para os setores de cigarros e combustíveis, desde abril deste ano, e com os esforços da Receita Estadual para prospectar novos segmentos econômicos, o número de empresas autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica cresceu 20 vezes em um ano. Hoje, são aproximadamente 400 empresas emitindo NF-e, contra apenas 20 no ano passado, quando a utilização do sistema passou a ser ampliada. Nesse grupo, estão empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo a maior parte do ramo industrial.
Simplificando as obrigações acessórias, a Nota Fiscal Eletrônica melhora os processos de faturamento, guarda de documentos, controle e logística, além de reduzir o número de documentos em papel, contribuindo para a redução de custos e estímulo aos negócios. Proporciona, também, maior controle do Fisco sobre as transações econômicas, a partir de informações quase instantâneas.
Para o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, o Rio Grande do Sul é referência nacional pelos sistemas desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda e Procergs, que foram fundamentais para esse crescimento. As empresas buscam se adaptar aos avanços tecnológicos. Segundo ele, há expectativa de que esse número aumente ainda mais, ao final do ano. “Com a entrada em vigor da obrigatoriedade para os setores automotivo, de bebidas alcoólicas, refrigerantes, medicamentos, cimento, frigorífico, de aços semi-acabados e laminados e fornecedores de energia, pode chegar a 3 mil o número de empresas que emitem a Nota Fiscal Eletrônica”, avalia Grazziotin.
Para o secretário Aod Cunha, “a ampliação da Nota Eletrônica reforça as ações da Secretaria da Fazenda no sentido de criar um ambiente de maior justiça fiscal para os contribuintes que cumprem corretamente com suas obrigações, reduzindo a possibilidade de sonegação”.
RS emite Notas Fiscais Eletrônicas para outros 12 estados
Graças à excelência de seu sistema, o Rio Grande do Sul também passou a colaborar com outros Estados na autorização da Nota Fiscal Eletrônica. Com a Sefaz Virtual, empresas e Receitas Estaduais emitem e autorizam documentos fiscais de forma ininterrupta.
Hoje, o número de Notas Eletrônicas autorizadas, via Sefaz Virtual, incluindo os Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Rondônia, ultrapassa 5 milhões referentes; no Rio Grande do Sul esse número ultrapassa os 3 milhões. Em movimentação financeira total, as notas emitidas somam R$ 106,8 bilhões.
O acompanhamento dessas e outras informações podem ser realizados no site da Secretaria da Fazenda, www.sefaz.rs.gov.br, o qual permite consulta completa ou resumida sobre determinada NF-e e conferência das empresas que já se adequaram à emissão do documento fiscal eletrônico.